sábado, 1 de janeiro de 2011

TUDO PELA FAMA - FALECIMENTO

image
Esta modelo que fazia campanha antianorexia faleceu aos 28 anos.

REVEILLON NA NOSSA QUERIDA PEDRA DO SAL.

Mais de 20 mil pessoas no Reveillon da pedra do sal em Parnaíba

image Multidão na pedra do sal / Foto: Diego Sousa / Portal Costa Norte

O reveillon de Parnaíba deu boas vindas ao ano de 2011 na praia da pedra do sal, cerca de 20 mil pessoas estavam presentes no evento realizado pela prefeitura de Parnaíba.

Gente de Parnaíba e de outras cidades dançaram ao som da banda Forró Saborear, a cada cinco minutos, chegavam ônibus lotados, no transito barreiras da policia e a segurança também se fazia presente no meio da multidão.

Representando o prefeito de Parnaíba José Hamilton, a secretária municipal de cultura Fátima Cármino, destacou como positivo a virada de ano na pedra do sal “ isso aqui já está virando uma tradição das pessoas, que sabem valorizar o que é nosso, é muito bonito ver toda essa  gente aqui, fazendo uma passagem de ano exemplar ” disse Fátima.

A secretária desejou a todos os presentes, um feliz 2011 e levou uma mensagem do prefeito aos presentes, na contagem regressiva, as mais de 20 mil pessoas presentes entusiasmaram para receber o ano novo, com muita energia positiva, um verdadeiro colorido tomou conta do céu da pedra do sal, encantando a todos que observavam cada detalhe do show pirotécnico. Logo em seguida o trio elétrico voltou a animar a todos. 
CARMN_799715502.jpg
Fátima Cármino em entrevista
TRIO_826644699.jpg
Trio elétrico animando a todos 
NAT_MEND_429666634.jpg
Natália Mendes vocalista (Saborear) 
COLOR_CEU_445703931.jpg
Fogos na hora da virada
COLOR___524550532.jpg 
Fotos: Diego Sousa / Portal Costa Norte 

POBRE PIAUÍ VERMELHO - SECRETARIADO

Wilson Martins conclui escolha de secretariado

 Meio Norte

image

Wilson Martins fecha secretariado com Avelino Neiva para Transportes. Sílvio Leite para Turismo e Flávio Nogueira para o Iapep

Ao tomar posse amanhã, às 18h, no Palácio do Karnak, o governador Wilson Martins (PSB) vai divulgar os nome de seus secretários.

Apesar das conversas ainda continuarem até a noite de ontem, apenas não era conhecido durante a tarde o nome do secretário de Fazenda.

Estavam entre os nomes que podem ser secretário estadual de Fazenda estão o atual secretário, Silvano Alencar, o diretor da Agência de Fomentos, Adão Castro, e as diretoras da pasta, Ademirtes e Catarina Raulino.

Ontem, o governador Wilson Martins definiu os nomes do deputado estadual Hélio Isaías (PTB) para a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego; Sílvio Leite (Turismo); Avelino Neiva (Transportes) e Flávio Nogueira (Iapep- Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí).

Sílvio Leite disse que tinha sido convidado pelo governador Wilson Martins para permanecer no cargo e dedicou todo o dia a preparar projetos porque, a princípio, chegou a achar que não iria continuar no cargo.

Hélio Isaías falou que ainda iria falar hoje sobre a participação do PTB. Ele falou que ainda estava tentando fazer com que o PTB ficasse com a pasta da Secretaria Estadual da Defesa Civil e o deputado estadual Ubiraci Carvalho(PDT), que estava indicado para a pasta, ficaria na Secretaria Estadual do Trabalho, posto que já ocupou.

Secretariado de Wilson Martins
Secretaria de Governo - Wilson Brandão
Secretaria de Administração - Paulo Ivan
Secretaria das Cidades - Merlong Solano
Secretaria de Educação - Átila Lira
Secretaria de Saúde - Lílian Martins
Secretaria da Fazenda Silvano Alencar (provável) ou Catarina Raulino ou Adão Castro ou Admirtes.
Secretaria da Defesa Civil - Ubiraci Carvalho
Secretaria do Trabalho e do Trabalho – Hélio Isaías
Secretaria de Transportes – Avelino Neiva
Secretaria de Turismo – Sílvio Leite
Coordenadoria de Comunicação Social – Fenelon Rocha
Secretaria de Justiça - Henrique Rebelo
Secretaria de Assistência Social e Cidadania João de Deus
Secretaria de Planejamento - Sérgio Miranda
Secretaria de Segurança - Robert Rios
Secretaria de Meio Ambiente - Dalton Macambira
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Warton Santos
Secretaria de Inclusão de Pessoas com Deficiência Helder Sousa Jacobina
Ouvidoria Geral - Edilberto Borges, o Dudu do PT
Departamento de Estradas de Rodagens - Severo Eulálio
Fundação de Desenvolvimento dos Desportos do Piauí (Fundespi) - José Gomes
Comando da Polícia Militar - coronel Rubens Pereira (provável)
Coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)- Mirócles Veras
Secretaria de Infraestrutura -José Dias de Castro Neto
Companhia do Metrô de Teresina - Marcos Silva
Secretaria de Desenvolvimento Rural - Rubens Martins, que também pode ser nomeado, depois, para a Codevasf.
Departamento Estadual de Transito (Detran) – Thiago Vasconcelos.
Procuradoria Geral do Estado – Procurador Kildere Ronne.
Rádio e TV Antares – Cristiane Seckef
Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) – Flávio Nogueira.
Portal Costa Norte

SUBSTITUIÇÕES DE SECRETARIADO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAIBA

Zé Hamilton: “Vou fazer substituição de secretários com tranqüilidade, porque é necessário!”

image

NOMES SÓ AGORA, DEPOIS DO NATAL

O prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, afirmou que começaria a tratar de nomes para o novo secretariado depois do natal, em virtude de uma pneumonia a que foi acometido em dezembro, que teria adiado as tratativas sobre o assunto. 
POR QUE MUDAR!?

Zé Hamilton tem repetido em entrevistas e em diálogos com pessoas próximas que “não tem compromisso com pessoas e sim com a cidade”, dando a entender que qualquer um dos membros da equipe, secretário, ou não, pode ser exonerado ou trocado de função. 

FLORENTINO NA SAÚDE
As especulações são muitas. A mais forte e que não é mais segredo pra ninguém, é a que o vice-prefeito, advogado Florentino Neto substituirá a médica Ilvanete Beltrão na Saúde. A atual secretária vem se desgastando no cargo, dizem por não ter muito tempo pra se dedicar a secretaria.

TERERÊ NO ESPORTE                                     
Outra informação que corre na cidade, esta não confirmada nem pela PMP nem pelo suposto convidado (ou sondado) seria que o ex-deputado Tererê teria sido convidado por interlocutores do prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte. A informação foi desmentida por Tererê que disse que foi sim sondado por alguém da prefeitura, mas que ele acha que o Zé Hamilton nem sabe disso. 

ARLINDO: Trabalho, Cultura ou Comunicação?
Arlindo Neto, atual secretário municipal do trabalho, está num dilema: Afirma que existem três secretarias para que ele ocupe, mas uma briga interna de poder na prefeitura  lhe deixa numa situação difícil. É que, segundo ele,  o Prefeito José Hamilton  quer que continue na pasta do Trabalho; A Primeira-Dama Valéria gostaria de vê-lo na Comunicação e o vice Florentino Neto quer que ele volte pra Cultura .Ah,ta!  

Portal Costa Norte

ALOPRADOS.

Escândalo! Presidente da Câmera falsifica assinatura de assessor pra ficar com salário

image Imagem Ilustrativa/Divulgação

Assessora Parlamentar que não quer se identificar escreve ao "Blog da Redação" revoltada com um Presidente de Câmara Municipal em região litorânea.

O vereador certamente deve ter tido um GORDO natal! É que, segundo a servidora, o presidente teria recebido, em nome dos funcionários, o cheque do décimo terceiro dos mesmos.

Fala-se até em falsificação da assinatura de um Assessor Jurídico que também nada recebeu.

Epa! Essa assinatura não é minha, foi falsificada...,teria dito o inconsolável advogado que depois ficou sabendo que o presidente, em final de mandato, raspou tudo de todos os assessores pois é assim que funciona o "sistema".

Portal Costa Norte

POBRE PIAUÍ VERMELHO - A VIRADA DO ANO.

movimento fraco no reveillon da praia de atalaia em Luis Correia

image Orla de atalaia / Foto: Diego Sousa / Portal Costa Norte

Em Luis Correia litoral do Piauí, a praia de atalaia era o tradicional local onde as pessoas costumavam passar as suas viradas de ano, em 2010 o registro feito pelo jornalismo do Portal Costa Norte foi bem diferente do tradicional.

A orla de atalaia está com uma boa iluminação, com refletores para o mar e em parte do calçadão que ainda não foi concluído, nesse reveillon nenhum trio elétrico, nenhum palco apenas algumas pessoas que colocavam seus carros de som e traziam suas bebidas em caixas de isopor, para alguns dos turistas esse comportamento só existe por conta de praticas antigas de alguns vendedores ao “ explorarem o preço de cada item vendido na praia ”.

Outro fato lamentável que chama  a atenção, é a reclamação dos vendedores de barracas, além do fraco movimento na praia de atalaia, surge um outro empecilho, é que de acordo com os vendedores Francisco das Chagas e Raimundo Araújo, a empresa Eletrobrás que cobrou uma taxa de instalação de energia provisória no valor de 23 Reais, não instalou, alegando que a empresa não tem autorização para esse tipo de serviço.

Com um comprovante de pagamento em mãos, os vendedores se sentiram lesados “ isso é um absurdo nós investimos mais de 2 mil reais, estamos sem poder vender nossa mercadoria por falta de energia ” relata Francisco, ele questiona o comportamento da empresa “ se não tem autorização para instalar porque recebeu o nosso dinheiro prometendo vir aqui para instalar?” questionou.

O numero de veículos que congestionou o transito na BR 343 no sentido Parnaíba-Luis Correia, em sua maioria se dirigiu para as praias da região em busca de festas particulares.
ATA_OBRA_498358587.jpg
Calçadão ainda em construção 
PIST_VAZ_612155902.jpg 
Movimentação calma 
PAGO_607871837.jpg 
Francisco pagou a taxa e diz que foi enganado pela Eletrbras 
BETERIA_220308985.jpg
este homem teve que usar uma bateria de carro para obter energia em sua barraca

Fotos: Diego Sousa / Portal Costa Norte 

ALERTA VERMELHO.

Alerta no litoral. Águas-vivas provocam queimaduras em mais de 50 pessoas. Veículos circulam na orla.

A quantidade total de ocorrências pode ser maior, mas queimaduras por águas-vivas já provocaram mais de 50 atendimentos entre os dias 24 e 30 de dezembro no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, litoral do Piauí. Ivelize Araujo de Sousa, técnica de enfermagem de plantão nesta quinta-feira, deu a informação, completando: "aqui chegam crianças e adultos com queimaduras nas mãos, pernas, costas, rosto e até em partes íntimas". Ela faz um alerta aos pais que levam crianças à praia: tenham cuidado redobrado. “As crianças acham bonitinho aquela bolha azulzinha, tocam e sentem de imediato o efeito semelhante a uma picada ou queimadura que logo fica vermelha, incha a pele e provoca muito mal estar”, alerta.

Água-viva nesta quinta-feira, 30.12.2010.  Quantidade é  maior na maré enchendo.

Entre mitos e fatos, as águas-vivas não atacam pessoas. Apenas reagem ao serem tocadas, principalmente na região de seus tentáculos, filamentos gelatinosos quase transparentes onde ficam armazenadas células com poderosas toxinas que provocam efeito semelhante a uma picada seguida de queimadura. A verdade: dói muito e pessoas com alergia ou maior sensibilidade podem entrar em choque, ter enjôos, vomitar e até desmaiar.
Felipe, com a mãe Valquíria e a técnica de Enfermagem Ivelize.Abaixo, sua mão sob a reação do contato com a água-viva: inchaço e muita dor.

O menino Felipe, de 4 anos, filho de dona Valquíria Fortes dos Santos e do porteiro Francisco Adail de Sousa, sofreu na pele os efeitos dolorosos de um contato direto com água-viva. Ele estava na linha da maré, no começo da tarde dessa quinta-feira, na praia de Atalaia, quando o contato aconteceu. “Os fios ficaram grudados na mão dele”. Ele gritava de dor, contou o pai que o levou ao Hospital. Na enfermaria já estava Natalino, 47 anos, contador. O contato com a água-viva foi na mão mas o efeito da queimadura (toxina) refletiu por todo o braço. “Quase não posso nem falar. “Dói muito na mão e no braço todo. Até os ossos estão ardendo e latejando”, disse o contador, que também foi também “tocado” por água-viva em Atalaia. Os dois foram atendidos com a mesma receita padrão: mergulhar a parte atingida em uma solução com vinagre e polvilho (goma). “Duas horas depois passa a dor e a pela volta ao normal”, informava a atendente Ivelize. Pra quem sente dor, duas horas é muito. Para quem está na praia, é pouco.
Natalino e sua mão inchada: "dor se espalha pelo braço todo", disse.

Um contato com água-viva é de morte. Ela nem precisa estar viva. Seus tentáculos, mesmo depois de desidratados sobre a areia, ainda são ativos. Elas chegam à praia arrastadas pelo vento forte dessa época. A parte flutuante, meio azulada, não tem “veneno”. O que provoca dor está nos filamentos e é quase invisível. O susto e a repentina reação dolorosa são impactantes. Mas a calma é a primeira atitude para a reação eficaz. Até quem vai socorrer precisa de cuidado extra para não ser queimado também. “Aqui chegam de 3 a 5 pessoas atacadas de uma vez. Quem vai salvar termina também sendo queimado”, lembram os atendentes do Hospital.
Água-viva encalhada na Orla. Tentáculos ficam ainda ativos mesmo depois de desidratados. Cuidado. Parte flutuante, cheia de  gás, não queima.

Uma água-viva tem efeito radical em um simples contato. Os kytisurfistas da Praia de Maramar comprovam. Hugo Kronemberger deu seu testemunho. “Quando saí da água vi a mancha vermelha ardendo no corpo. Foi um batismo de água-viva”, declarou como se fora um escolhido. Para algo mais tradicional, aconselho água-benta. Amém.
Hospital de Luís Correia: enfrentamento de carêncais mas com atendimento atencioso, profissionais dedicados, gestão cidadã.


QUEIMANDO O LITORAL?
Não há nada  mais interessante do que noticiar que águas-vivas estão causando  queimaduras em alguns banhistas no litoral do Piauí, especialmente  na praia de Atalaia, em Luís Correia? Esta notícia não vai contribuir para “queimar” a temporada de férias, afastando os turistas da orla? Se é fato verdadeiro, cumpre o papel de informar, contribui para esclarecer, alertar aos pais, aos serviços públicos de saúde, pode salvar crianças e adultos de uma experiência dolorosa evitável com uma simples precaução, então   omitir-se é impublicável.

Tive a filha caçula de 8 anos “queimada” por uma água-viva no litoral. Graças à informação correta e reação imediata, em menos de duas horas do incidente ninguém afirmaria que algo tão impactante e assustador tivesse acontecido. Lara não guarda hoje nenhuma sequela física. Na memória, certamente que sim. Mas não ficou com medo de mar. Apenas mais atenta. Educação fortalece nossa relação direta e equilibrada com o ambiente.


Nada é por acaso. Água-viva encalhando na orla, nesse período de ventos chuvosos, é normal, dizem os pescadores. A quantidade exagerada delas é que não. Como são criaturas flutuantes que fazem parte de uma teia alimentar dos mares, quando há uma baixa em seus predadores e são expostas a aditivos  ou  nutrientes concentrados (poluidor), há uma alta em sua população. Esse aumento aumenta os riscos de queimação em banhistas. Então fica o alerta.

Excesso de circulação de veículos na linha de praia é anúncio prévio de acidentes.

Falar nisso, vale considerar um flagrante  na tarde dessa  quinta-feira, 30.12: pelos rastros dos pneus dos quadriciclos, motos e veículos na orla, um acidente com um banhista ou entre pilotos mirins (crianças) que aceleram exibindo  máquinas com a cumplicidade dos pais, não é previsão imprevista. Já está previamente anunciado. Cabem às autoridades dificultarem que o provável aconteça.

Descobertas.