sexta-feira, 20 de agosto de 2010

POBRE PIAUÍ.

AQUÍ FUNCIONA UMA ESCOLA.
Essa é a realidade de alguns alunos da rede municipal de Esperantina-PI da localidade Lagoa dos Macacos, que fica situada a aproximadamente 10 km da sede do município.
Cerca de 24 (vinte e quatro) alunos que estão cursando a 8ª série do Ensino Fundamental assistem aulas na palhoça de festa cedida pelo próprio diretor da Escola Municipal “Francisco Simplício do Vale”. O Nome da escola é em homenagem a um dos primeiros moradores da comunidade, conhecido popularmente por Chico Vaqueiro.
A referida palhoça que é utilizada para a realização de festas na comunidade, atualmente funciona também como uma sala de aula desde o inicio deste ano, sendo que pela manhã o local é usado para aulas de recreação e no turno da tarde funciona a 8ª série.


“Houve a necessidade de agente ceder a palhoça para funcionar a sala de aula, devido os alunos de 5ª a 8ª série da localidade “Boi Velho” terem sido transferidos para a nossa escola, que acabou ficando sem espaço para acomodar todos os alunos”, declarou o Diretor Chico Lagoa.


O Diretor da Escola declarou ainda que a referida sala de aula é provisória, tendo em vista que a Prefeitura em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já fizeram um projeto no inicio desde ano para que a escola fosse ampliada no mais breve de tempo possível. É importante salientar que o colégio fica localizado em uma área de assentamento.


Nessa mesma escola funciona também uma sala de aula em um pequeno imóvel de propriedade da associação de moradores da comunidade, sendo que a prefeitura paga mensalmente um valor de R$ 100,00 (cem reais) para a associação.


Um outro problema encontrado na localidade é a existência de um bar ao lado da escola, mas, de acordo com o diretor o estabelecimento só funciona quando a escola se encontra fechada e/ou em períodos festivos na referida palhoça de festa.


Vale ressaltar que a sala de aula que funciona na palhoça de festa, não oferece nenhum tipo de conforto e nem estimulo para os alunos assistirem as aulas, e que no final da tarde o sol incomoda muito os estudantes.

Por Ricardo Melo

E ainda tem políticos que dizem que a Educação no Brasil é ótima e o Brasil cresce.

fumanchuesportesnoticias@hotmail.com ou noticias de primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário