terça-feira, 26 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010.

Em sabatina na Uespi, Sílvio defende verba para pessoal e infraestrutura

Sílvio diz que é preciso elaborar diagnóstico das carências para apontar os investimentos necessários.


O candidato ao Governo, Sílvio Mendes (PSDB), afirmou durante sabatina na Universidade Estadual do Piauí, na noite desta segunda-feira (25), que a instituição será prioridade em seu Governo. Para o candidato, investimentos em infraestrutura e aumento do corpo efetivo de professores serão suas metas para a instituição.
 
Sílvio pontuou que atualmente 1.359 professores integram o quadro de efetivos da instituição, sendo que 608 são professores substitutos. “É muito pouco diante da importância que a Uespi tem para o Piauí. É preciso fazer concurso público e implantar políticas permanentemente de qualificação dos professores”, afirmou. 
Durante a sabatina, professores, alunos e servidores apresentaram suas reivindicações ao candidato, especialmente no que se refere à infraestrutura da universidade. Com quase 20 mil alunos, a Uespi carece de uma estrutura básica para o funcionamento, como bibliotecas e laboratórios.
 
De acordo com Sílvio, é preciso elaborar um diagnóstico das carências físicas e de recursos humanos para apontar os investimentos necessários e executá-los. “A educação seja no pré-escolar à superior deve ser tratada como prioridade, como maior obra. É uma questão de decisão política. E assim faremos na UESPI, ou seja, daremos atenção de acordo com sua importância”, completou o candidato.
 
Orçamento

A autonomia financeira da Universidade Estadual do Piauí também foi uma das bandeiras defendidas pelo candidato. Para o ex-prefeito de Teresina, a autonomia financeira e o aumento no orçamento da instituição devem ser feitos conforme a capacidade financeira do Estado.
 
“É preciso autonomia do ensino Superior, apoiando a Uespi, com o objetivo maior de torná-la uma universidade forte, vocacionada regionalmente e capaz de se articular com as políticas de desenvolvimento do Piauí. Resgatando, igualmente, suas origens como instituição formadora de recursos humanos para a administração pública”,explicou Sílvio.
 
Para o candidato do PSDB, a educação superior no Estado não recebeu a atenção merecida e que o ensino de cerca de 20 mil jovens matriculados na Uespi  está comprometido. “Os professores não têm condições de trabalho, os alunos sofrem com a falta de estrutura. Eleito governador mudaremos essa realidade”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário