sábado, 23 de outubro de 2010

POBRE PIAUI VERMELHO.

Polícia prende 27 e confisca bens de traficante em mega operação no PI

Confiscados carros e imóveis e há participação de empresários que atuam na lavagem de dinheiro do tráfico.

A megaoperação Alcalóides, que prendeu 27 traficantes que atuavam principalmente na zona norte de Teresina, foi considerada um sucesso pela polícia. Dentre os presos estão a família de um traficante e um presidente da associação de moradores. Foram confiscados diversos bens como imóveis e carros da quadrilha, que tinha ligação com vários estados do país. 

Adriana Cláutenes/Cidadeverde.com

O delegado Samuel Silveira disse que os cabeças do bando são o traficante James Augusto Rodrigues de Sousa, vulgo James da Pedra ou Grandão, e outro homem identificado como Márcio Sessente. Eles são considerados pela polícia como os grandes traficantes de Teresina.

Foram detidas ainda a esposa e a sogra de James, respectivamente, Lucilene Maria da Silva, responsável pela contabilidade, e Janildes Maria da Silva Santos, que recolhia o dinheiro do tráfico.

Também foram presos:

- O goiano Ivani Bernardes, vulgo Patrão;
- Luis Magno de Oliveira, responsável pelo transporte da droga;
- Fabrício Ricardo Borges, braço-direito de James Augusto;
- Benedito de Sousa Lima, vulgo “Bina”, braço direito de James;
- Daniel Moraes Sousa;
- Alan Kardec;
-Ronaldo Araújo da Silva, vulgo “Caetano”;
-François Lopes dos Santos, vulgo “Bobo”;
-Manoel Silvestre de Souza Cruz, vulgo “Manim”
- James Felipe Pereira Farias, outro assessor direto de James. Segundo a polícia, este último estaria em ascendência na quadrilha, o que já estaria causando problemas internos.
Outros detidos na operação foram:

- Ivaldo Oliveira;
- Francisco Roberto Feitosa Sousa, o “Beto”;
- Fábio Soares da Silva, vulgo “Lourão”;
- Marcelo Vilami dos Santos Farias, presidente da associação do bairro Vila Urbano Eulálio; 
- Márcio Sérgio Miranda, para quem seriam entregues 27kg de cocaína e uma submetralhadora apreendidos recentemente;
- Luciano Brito Pereira, vulgo Parazão, que seria o caminhoneiro com quem a polícia apreendeu a droga, em São Luis.

Segundo o delegado Samuel Silveira, titular da Delegacia de entorpecentes, a presença de um presidente de associação de moradores mostra como o tráfico está arraigado na sociedade.

Todos os envolvidos serão indiciados por tráfico, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. “Dificilmente os dois (James e Márcio) seriam presos com droga, porque eles possuíam um sistema no qual não tinham contato direto com o entorpecente. Os outros é que mexiam diretamente. A maioria dos presos é da zona norte, onde existe a maior incidência de tráfico”, declarou.

Foram apreendidos maconha e cocaína, R$ 25 mil em dinheiro, 5 revólveres, uma pistola .40, 4 computadores e uma balança de precisão .  Nesta sexta foram confiscados 12 veículos. Além disso foram sequestrados 18 véiculos e mais 11 imóveis que teriam sido comprados a partir de lavagem de dinheiro.
Ligações
As investigações que culminaram com a operação vêm sendo realizadas há cinco meses.
Segundo o Delegado Geral, James Guerra as investigações foram feitas no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Piauí. “O objetivo da operação é a repressão do tráfico, mas a polícia civil mudou o foco da operação. Os traficantes menores continuarão a ser presos, mas mudou para a ordem qualitativa. Agora vamos atacar as o patrimônio destas organizações com o nosso serviço de inteligência”, garantiu.

Guerra explicou ainda que a droga era transportada em automóveis e caminhões, nos eixos Paraná-São Paulo e Minas Gerais-Goiás. O responsável pela distribuição era o goiano Ivani.
Flash de Adriana Cláutenes e Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário