sábado, 4 de setembro de 2010

BURLANDO A LEI.

No PI, Ibama descobre esquema para acobertar desmatamento amazônico
Fraudes em documentos florestais teriam o objetivo de mascarar o desmatamento na região amazônica.

O IBAMA descobriu no Piauí o que pode ser uma nova modalidade de crime ambiental. Madeireiras dos municípios de Parnaíba e Luís Correia foram flagradas fraudando o Documento de Origem Florestal (DOF), o que seria um crime comumente descoberto. Entretanto, a prática tinha como objetivo acobertar o desmatamento na região amazônica.
Ibama
Madeira apreendida no litoral piauiense pelo Ibama.

Segundo o coordenador de controle ambiental e fiscalização do IBAMA, Idelquis Santiago, pelo menos sete estabelecimentos estavam enviado DOFs adulteradas para madeireiras na região Norte. Na prática, seria como se o Piauí estivesse vendendo madeira para o Pará e Amazonas, os maiores produtores do país.

Com isso, empresas que exploram a derrubada ilegal de árvores supostamente ficariam com crédito ambiental, ou seja, com documentos que legalizam a extração da madeira. “Ainda não sabemos o que as madeireiras daqui ganham em troca, mas adulterar o DOF é crime. A Polícia Federal já está no caso e vai apurar tudo”, explica o coordenador.

A operação deflagrada na manhã de hoje resultou na aplicação de R$ 1.533.503,60 em multas, além de 12 autos de infração, 435 metros cúbicos de madeira apreendidos e suspensão das sete empresas envolvidas do sistema de controle do DOF.

Daniel Lima (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário