quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010.

Ministério Público Federal determina investigação contra institutos de pesquisas do Piauí

image Procurador do Ministério Público Federal Tranvanvan da Silva Feitosa 
 

O Ministério Público Federal determinou uma investigação aos institutos de pesquisas e as pesquisas divulgadas. A preocupação do procurador Tranvanvan da Silva Feitosa é haver manipulação nos dados de pesquisas ou o uso indevido de dados para tentar favorecer ou prejudicar candidatos a cargos eletivos.

A investigação é feita pela Polícia Federal, mas segue em segredo de Justiça. O Ministério Público não confirma e nem nega que haja a investigação. O pedido foi feito depois das disparidades entre os dados de diversas pesquisas de institutos diferentes.

Os próprios candidatos já denunciaram que estão usando pesquisas fajutas para influenciar o voto do eleitor, principalmente no interior.

O candidato a governador pelo PSDB, Silvio Mendes, disse que as pesquisas estão sendo manipuladas e fazem uso indevido de dados. O candidato a senador Heráclito Fortes (DEM) disse que boa parte das pesquisas são fajutas e com o resultado manipulado. O candidato a governador pelo PTB, João Vicente, disse que não vai discutir números de pesquisa, mas informou que já teve instituto de pesquisa que lhe colocou na frente e depois lhe colocou em terceiro, sendo que o índice de rejeição estava maior que as intenções de votos do primeiro colocado. "Não vou discutir isso. Não vale a pena", comentou João Vicente.

O candidato à reeleição, governador Wilson Martins (PSB), disse que as pesquisas indicam um determinado momento," mas pela seqüência de pesquisas de opinião. Todos os institutos me colocam em primeiro lugar, registrando um crescimento constante desde o início do ano", destacou. No entanto, ele reconhece que algumas pesquisas são de estranhar porque destoam os índices em relação aos candidatos.

O presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio, afirmou que todos os juízes estão orientados sobre denúncias de irregularidades, compra e venda de votos, dentre outras fraudes eleitorais.Segundo Raimundo Eufrásio o TRE vai ajudar o Ministério Público. .

Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário