terça-feira, 5 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010.

Captavox festeja acertos na pesquisa e analisa resultado das eleições

Rodrigo Melo, coordenador do instituto, falou sobre os números da última pesquisa eleitoral e das urna.


Em meio a ataques e críticas de candidatossobre os resultados de pesquisas nas eleições de 2010, o instituto Captavox só teve motivos para comemorar. O trabalho realizado ao longo dos últimos meses foi premiado com o acerto nos percentuais apresentados na última consulta, concluída no dia 26 de setembro e apresentada ao público em 1º de outubro. O segundo turno entre Wilson Martins (PSB) e Sílvio Mendes (PSDB) foi confirmado, assim como os números que obtiveram nas urnas.

"A gente confiou desde o início no serviço. Tivemos desde o início uma proposta bem prática. Foram nove pesquisas registradas, tivemos um histórico", disse Rodrigo Melo, coordenador do Captavox. "É o momento de agradecer a confiança, as pessoas que acreditaram no serviço, a TV Cidade Verde como contratante, agradecer aos pesquisadores que participaram, fieis, fidedignos. E dizer que nós acertamos, dentro da margem de erro, que é mínima, e realmente fizemos um serviço sério. É isso que eu queria que o povo do Piauí observasse", acrescentou.

Rodrigo Melo explicou que os percentuais de Wilson Martins e Sílvio Mendes confirmaram o rítmo apresentado nos últimos dias. "Se você observar a curva e ver as últimas três pesquisas no período de 10 dias, havia uma tendência de crescimento para o candidato Wilson Martins. E para o Sílvio Mendes de queda, tênue, mas havia", disse o matemático, esclarecendo porque os números chegaram ao limite da margem de erro. Ele frisou que o Captavox foi o único instituto a prever percentual superior a 40% para o candidato do PSB.


O coordenador do Captavox também analisou a vitória de Ciro Nogueira (PP) para o Senado. Ele estava empatado com Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM), todos seguidos por Antônio José Medeiros (PT). "Nós tinhamos 36% de indecisos na última pesquisa e uma tendência de crescimento de Ciro e Antônio José. Também uma estabilidade há mais de cinco semanas de Wellington Dias e o mesmo para Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC). Eles confirmaram essa tendência, mantiveram a porcentagem. Só que Ciro e Antônio José conseguiram pegar essa margem dos indecisos", contou.

Outro acerto do Captavox foi para os eleitos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. "Tem deputado estadual eleito com 1% dos votos. A margem de erro da pesquisa é de 2,3%. Você sabe que pode gerar um número que não seja tão fidedigno como no cargo majoritário. Mas toda as primeiras vagas nos acertamos. Eles foram eleitos e nós citamos em nossas pesquisas", concluiu.

Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário