sábado, 9 de outubro de 2010

A FÚRIA DA NATUREZA

Incêndio em Jurema ameaça parques nas serras da Capivara e Confusões

Grupo de 150 civis está mobilizado para combater as chamas enquanto guarnições dos Bombeiros não chegam ao local.


Um incêndio no município de Jurema, a 581 quilômetros de Teresina, está colocando em risco os parques nacionais Serra da Capivara, Serra Vermelha e Serra das Confusões. As chamas, iniciadas no início da tarde de hoje (08), estão se alastrando em direção aos pontos turísticos.

“O fogo começou em uma vegetação à beira da estrada que dá acesso ao município. O Corpo de Bombeiros da capital foi acionado e já destinou uma guarnição para combater os focos”, garante o major Fredman Wellington.


Um grupo de 150 civis está mobilizado para apoiar o combate às chamas enquanto a equipe dos Bombeiros não chega ao local.


“Há suspeitas de que o fogo tenha tido origem em alguma bagana de cigarro descartada de maneira irregular na rodovia”, explica o militar.  
A arqueóloga Niéde Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano - Fumdham -, informou ao Cidadeverde.com que ainda desconhece o incêndio nas proximidades do parque da Serra da Capivara, e prometeu averiguar. Ela teme que o clima seco na região e as queimadas irregulares possam provocar danos ao local.
Outro foco de incêndio foi registra pelo interior do Estado, novamente no município de Miguel Leão, a 88 quilômetros de Teresina. “O fogo já destruiu duas casas de palha na zona rural do município, mas que estavam abandonadas”, garante major Fredman.


Na capital do Piauí também foi registrada a ocorrência de chamas em um terreno baldio no bairro Piçarreira, zona leste da cidade.

Lívio Galenoliviogaleno@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário