segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RELIGIÃO.

Papa Bento XVI canoniza seis e Austrália ganha sua primeira santa

image

O papa Bento XVI reconheceu formalmente seis novos santos, entre eles a primeira da Austrália, Mary MacKillop, pioneira na educação, em missa celebrada neste domingo (17) na Praça de São Pedro, diante mais de 50 mil fiéis, entre eles 8 mil australianos.

Mary MacKillop "dedicou-se desde a juventude à educação dos pobres numa Austrália rural, inspirando outras mulheres a se juntar a ela na primeira comunidade religiosa feminina fundada no país", disse o papa, em inglês, durante a homilia.

Os novos santos são considerados um exemplo para os católicos de todo o mundo por suas vidas piedosas e sua admirável entrega a Cristo, segundo o Vaticano.

Excomunhão e pedofilia
Mary MacKilopp (1842-1909), criou dezenas de escolas através do país e chegou a se opor duramente à hierarquia católica, a ponto de ser brevemente excomungada em 1871.

Recentemente, as religiosas de sua ordem afirmaram que ela denunciou abusos cometidos por um padre pedófilo.

"É maravilhoso. Soubemos sempre que Mary era uma santa", exclamou Moya Campbell, de 65 anos, das Irmãs de São José do Sagrado Coração, ordem fundada por Mary MacKillop, representada por 800 religiosas que viajaram a Roma.

O religioso canadense de Quebec Alfed André Bessette (1845-1937), também proclamado santo neste domingo, era conhecido como o "homem que fazia milagres". Tornaram-se igualmente "santos" celebrados pela Igreja Católica: o padre polonês Stanislas Soltys (1433-1489), a religiosa espanhola Candida Maria de Jesus Cipitria y Barriola (1845-1912), assim como duas religiosas italianas, Giulia Salzano (1846-1929) e Camilla Battista Varanno (1458-1524).

Freio e lista de espera
O pontífice alemão, que limitou o ritmo das canonizações e beatificações - que alcançaram um número recorde com João Paulo II com 482 santos e 1.338 beatos - proclamou no total 34 novos santos.

Na lista de espera permanecem dois renomados predecessores: o popular João Paulo II e o controverso Pio XII, cujos processos são examinados pelas autoridades competentes.

Portal Costa Norte
Tacyane Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário