domingo, 10 de outubro de 2010

RESGATE.

Governo chileno estima que resgate dos 33 mineiros levará 48 horas

Mineiros correm risco de queda de pressão durante o içamento, que será feito por uma cápsula


O ministro chileno da Mineração, Laurence Golborne, estimou que a operação de resgate dos 33 mineiros presos na Mina de San José, no Chile, deva durar até 48 horas. Neste domingo, a equipe que trabalha na perfuração do acesso ao local onde estão os trabalhadores começou o trabalho de revestimento do duto, de 622 metros de profundidade.

Segundo Golborne, esse trabalho estará concluído nesta segunda, até as 9h. As informações são da rede pública de televisão chilena TVN. Inicialmente, a estimativa é que os trabalhadores da mina comecem a ser retirados na parte da tarde da quarta-feira. Mas o ministro disse que, dependendo das condições do duto depois do revestimento, é possível começar o resgate na manhã de quarta. O revestimento é feito com uma espécie de material metálico para dar estabilidade ao túnel e não haver desmoronamentos.

Segundo a agência oficial de notícias do Paraguai, IP Paraguay, serão revestidos 96 metros do duto, o suficiente para dar estabilidade à descida da cápsula especial desenvolvida pela Marinha do Chile para o resgate e também à subida dos 33 mineiros. Uma pessoa por vez subirá pela cápsula, que descerá inicialmente levando um médico para atendimento emergencial ainda debaixo da superfície. O duto tem 65 centímetros de diâmetro, segundo a TV chilena.

O ministro da Saúde,Jaime Mañalich, informou que a dieta dos mineiros soterrados permanecerá a mesma até horas antes do resgate. Desde que comprovou-se que estavam vivos e estabeleceu-se o contato com os mineiros, eles se alimentam normalmente, tendo as três refeições principais, intercaladas por lanches.

Mas, horas antes do resgate, para enfrentar a subida de 622 metros, eles terão apenas uma dieta líquida, segundo Mañalich.

— Para que estejam fortes o suficiente e não tenham enjoo ou queda de pressão — explicou o ministro.

A dieta será enriquecida com carboidratos, proteínas e vitaminas para dar aos mineiros "uma reserva calórica e energética que os permitam dar conta do estresse psicológico" que deverão sofrer durante a subida.

Mañalich explicou ainda que os riscos para os mineiros enquanto estiverem na cápsula são: queda de pressão arterial, o que poderia levar a um desmaio, e também o desenvolvimento de uma trombose, já que estão sem muito espaço para movimentar-se debaixo da terra. Por isso, os mineiros vão tomar uma dose de aspirina e terão um suporte de oxigênio durante a subida e terão as pernas enfaixadas.

Assim que saírem do túnel, eles serão levados a um hospital de campanha montado na área da mina, que fica em Copiapó, a cerca de 800 quilômetros ao norte da capital, Santiago. Depois, encontrarão seus parentes e serão levados de helicóptero a outro hospital, onde, segundo o ministro, passarão, no mínimo, dois dias para se restabelecerem completamente.

A Mina de San José tem uma jazida de cobre e está situada no Deserto de Atacama. A mina é explorada pela companhia mineradora San Esteban, de capital norte-americano.

 Em gráfico, entenda como será o resgate dos mineiros:


AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário