quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

POBRE PIAUI VERMELHO - ESTRADAS.

Lama, “crateras” e animais desafiam motoristas na rodovia estadual Barras/Teresina


BARRAS (PI) – Não dá para trafegar sem fazer zig-zags na pista. É essa a conclusão de quem trafega na PI-113 nos 16 quilômetros entre Cabeceiras do Piauí e o Povoado Olinda, já no município de José de Freitas. Ali, o cuidado é não apenas para desviar de buracos, mas também para não cair em crateras que literalmente podem deixar o motorista no meio do caminho. Com a chegada do período chuvoso, a situação se complicou e fica difícil trafegar pelo trecho sem aborrecimentos, exceto para quem anda em possantes camionetes, o que não é o caso da maioria dos motoristas. Carro pequeno, automóvel, com mais de 3 pessoas e bagagens, nem pensar! Se a viagem for a noite, desista! É comum pneus estourarem, rasgarem, por isso se seu destino no Natal, Ano Novo e Carnaval foi a cidade de Barras, leve uns quatro pneus de reserva ou evite ir em carro pequeno.

A grande maioria dos que trafegam pela rodovia culpa os políticos de Barras pela situação a que chegou a estrada. Para muitos, a buraqueira é a pura expressão da falta de prestígio político de Barras, que embora seja um dos maiores colégios eleitorais, não tem representação parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí, muito menos na Câmara Federal.

O trecho de 28 quilômetros que separa Barras de Cabeceiras do Piauí está em ótimo estado de conservação, com excelente sinalização vertical e horizontal, asfalto novo feito recentemente pelo então Governo Wellington Dias (PT). Já o trecho entre José de Freitas e Teresina era para ser todo asfaltado via recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Átila Freitas Lira, por solicitação do ex-prefeito de Cabeceiras, José Ozires. Só que já no atual governo, de Wilson Martins (PSB), os 16 quilômetros entre Cabeceiras do Piauí e o Povoado Olinda foram abandonados pela Construtora Sucesso, que alegou falta de pagamento. É bom lembrar que os recursos advindos do Governo Federal através da emenda parlamentar do deputado Átila Freitas Lira chegaram em sua totalidade ao cofres do Governo do Piauí. Não há também sinalização nem horizontal ou vertical entre José de Freitas e Cabeceiras do Piauí no trecho já com asfalto novo, o que se torna a viagem ainda mais perigosa, especialmente se for à noite pois além da escuridão é comum a presença de animais na pista, tipo: bois, cavalos, jumentos, bodes, etc.

Se sua pretensão é chegar a Barras via Campo Maior, aumentando cerca de 60 quilômetros o percurso, desista. A rodovia que liga Campo Maior a Cabeceiras do Piauí está em estado pior que Cabeceiras do Piauí/José de Freitas. Se você vem de Piripiri, Piracuruca, Parnaíba, para Barras; todo cuidado é pouco: entre Batalha e Piracuruca crateras também se avolumam.

Se até o carnaval a rodovia não for concluida, desista de passar a festa de momo em Barras, a não ser que venha de ônibus! Outra saída é escolher passar o carnaval em Parnaíba, Luiz Correia, Água Branca, Picos, Floriano, cidades onde a festa também é muito participativa e as estradas de acesso estão excelentes.

Com a palavra o prefeito de Barras, Francisco Marques; o ex-prefeito Manim Rêgo e a ex-primeira-dama Nize Caldas Brito Pereira Damasceno, afinal foram eles que deram maioria de votos ao Governador Wilson Martins em Barras.

Tribuna de Barras.

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