quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NOTICIAS PELO MUNDO.

Coreia do Sul anuncia nova série de exercícios militares

Manobras devem acontecer nesta quinta-feira.
País já fez simulação na segunda-feira, apesar das ameaças do Norte.

Da France Presse
 
A Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (22) uma nova série de manobras militares, três dias depois de ter executado exercícios na ilha bombardeada por Pyongyang em novembro, ataque que deu início à tensão na península coreana.

O Exército anunciou manobras militares, terrestres e aéreas, com uso de munição real, para quinta-feira em uma área próxima da fronteira com a Coreia do Norte. As manobras, classificadas de 'importantes', acontecerão em Pocheon, que já foi cenário de vários exercícios militares, 20 km ao sul da fronteira entre as Coreias, segundo o Exército.
Soldados sul-coreanos patrulham região de Dangjin, 120 km ao sul de Seul, em foto liberada nesta quarta-feira (22)
Soldados sul-coreanos patrulham região de Dangjin, 120 km ao sul de Seul, em foto liberada nesta quarta-feira (22) (Foto: Reuters)

As manobras terão a participação de 800 soldados, além de helicópteros, seis aviões de combate, tanques, mísseis antitanque e lança-foguetes. O Exército também anunciou o início de manobras navais nesta quarta-feira na costa leste da península coreana, no Mar do Japão, em um exercício que deve durar quatro dias.

Os exercícios acontecem a quase 100 km da fronteira com a Coreia do Norte, com a presença de seis navios de guerra e helicópteros. O objetivo das manobras é treinar as tropas para uma resposta em caso de invasão de submarinos ou navios de patrulha da Coreia do Norte em águas sul-coreanas.

"Os exercícios demonstrarão a solidez de nossa preparação militar", declarou o comandante do I Batalhão Armado, Choo Eun-Sik.
Navio sul-coreano navega perto da ilha Yeonpyeong, atacada pelo Norte em novembro deste ano
Navio sul-coreano navega perto da ilha Yeonpyeong, atacada pelo Norte em novembro deste ano (Foto: Kim Jae-Hwan/AFP)
 
"Vamos executar represálias severas caso o Norte se aventure em outro ato de provocação como o bombardeio de Yeonpyeong", acrescentou.

Na segunda-feira, Seul realizou breves exercícios militares com munição real na ilha de Yeonpyeong, apesar das ameaças de graves represálias feitas por Pyongyang. Mas a Coreia do Norte decidiu não responder às manobras.

Em 23 de novembro, a Coreia do Norte bombardeou Yeonpyeong, no primeiro ataque a uma zona habitada por civis desde o fim da Guerra da Coreia (1953). Quatro sul-coreanos morreram, o que gerou uma onda de protestos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário