terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CAOS AÉREO.

Grávida de 7 meses dorme no chão
de aeroporto à espera do voo em NY

Tempestade de neve nos EUA provocou o fechamento de aeroportos.
Companhia aérea TAM precisou cancelar voos que vinham para o Brasil.

Laura Brentano Do G1, com agências internacionais

O caos nos aeroportos da Costa Leste dos Estados Unidos nesta segunda-feira (27) atingiu a viagem de brasileiros que tentavam voltar para a casa. Grávida de sete meses, Rachel Zaroni Vicente, de 30 anos, precisou dormir no aeroporto JFK, em Nova York, após o cancelamento do seu voo pela TAM na noite de domingo (26) com destino a Guarulhos (SP).

“A companhia aérea deu para cada passageiro US$ 15 para a janta. Mas hoje não nos forneceu nada, apenas pediu para que a gente guardasse os recibos para tentar o reembolso depois”, conta Rachel.
Grávida de 7 meses dorme no chão do aeroporto à espera do vôo em NY
Rachel precisou dormir no chão após ter seu voo cancelado em Nova York. (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Ela viajou para Nova York com o marido no dia 17 de dezembro para passar o Natal na cidade e ainda comprar o enxoval do bebê. “O pior de tudo é que desde sábado (25) todos os jornais falavam da tempestade e várias companhias americanas já tinham cancelado seus voos. Saímos do hotel às 13h e eu ainda liguei duas vezes para TAM para confirmar. Eles me garantiram que o avião iria decolar. Eles poderiam ter evitado que a gente passasse por esse ‘chá’ no aeroporto”.

Rachel teve que dormir no chão do aeroporto, já que a tempestade bloqueou as ruas e afetou o transporte da cidade. “Nem na minha cama consigo dormir bem, por causa da barriga, imagina em um chão duro e gelado”, conta. Além disso, o aeroporto acumula muitos passageiros que esperam por seus voos. “Fiquei uma hora na fila de uma lanchonete para conseguir comprar um sanduíche”. Apesar de todo o estresse, a saúde de Rachel está boa.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da TAM e eles afirmaram que mesmo os passageiros em estado preferencial, como as grávidas, não puderam ser acomodados em nenhum hotel pois todos estavam lotados e as vias da região estavam interditadas por conta da neve. Mas a companhia afirma que prestou assistência aos passageiros, como a disponibilidade de dinheiro para a compra de comida.
Neve cancela 2 mil voos nos EUA e afeta rotas com o Brasil
A neve cancelou 2 mil voos nos EUA e afetou
rotas com o Brasil. (Foto: Reuters)
Voos extras
Para os passageiros que estão em Nova York, a TAM informou, em nota, que foram programados voos extras para terça-feira (28). O primeiro parte de Miami, às 6h, para Nova York e prossegue de lá para o Galeão, às 11h. O segundo também sai de Miami, às 13h, para Nova York, e segue para Guarulhos, às 18h. Conforme a companhia aérea, os passageiros procedentes de Nova York que tem conexões domésticas serão acomodados nos primeiros voos com disponibilidade.

A empresa ainda confirmou que os voos que deixariam Nova York para Galeão e Guarulhos no fim da tarde desta segunda-feira (27) foram cancelados. O primeiro sairia de Nova York para o Galeão às 16h15; e o segundo teria como destino Guarulhos e decolaria de Nova York às 17h40.
 
Nova York e outras cidades do nordeste dos EUA  vêm sofrendo fortes nevascas. Os três maiores aeroportos da região de Nova York, Newark Liberty, JKF e La Guardia, que estavam fechados desde domingo (26), foram reabertos na noite desta segunda-feira (27) para decolagens.

A nevasca que atingiu a Costa Leste dos EUA gerou o cancelamento de mais de 2 mil voos no país e provocou transtorno na economia e na vida cotidiana dos americanos. A cidade de Nova York, o leste de Nova Jersey e o oeste de Long Island foram as regiões mais afetadas pela tempestade, que começou na costa do Atlântico na noite de domingo e continuava a se mover na manhã de segunda-feira com fortes ventos e paralisando cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário