terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MODA

Biquíni de oncinha e esmalte 'Restart': saiba o que é moda no verão 2011

Grifes se inspiram na lingerie de antigamente para compor a 'praia luxo'.
Loiras à Brigitte Bardot, visual 'pixie' e maquiagem pêssego são destaques.

Dolores Orosco Do G1, em São Paulo
 
sylvia geersen
A top holandesa Sylvia Geersen na campanha do verão 2011 da grife Cia Marítima: biquíni com
estampa animal é aposta mais forte da estação.
(Foto: Divulgação)
 
Loiraças de cabelão amanteigado à Brigitte Bardot tomarão as praias em seus biquínis de oncinha e unhas pintadas de laranja-neon ou verde-pistache. Essas são algumas das apostas dos especialistas em moda e beleza para o verão 2011, que tem início nesta terça-feira (21).

Com os pés na areia ou na beira da piscina, a ordem é a busca pela sofisticação. Biquínis mais estruturados, tecidos drapeados e estampas chiques devem roubar o lugar do velho modelo cortininha de lycra.

“As mulheres parecem que se deram conta do quanto essa modelagem deforma o seio, não importa se é gordinha ou magérrima”, explica Paola Robba, estilista da grife de moda praia Poko Pano. “Agora temos uma variedade de bojos que valorizam as curvas e materiais bem mais refinados”, completa.
 
Paola destaca a estampa animal e fluorescente como as mais quentes da temporada. Tecidos que imitam pele de onça, zebra e cobra, além de versões vivas de rosa, azul, amarelo e laranja estarão entre as principais opções nas araras das lojas. “Aquele estigma de que estampa selvagem é coisa de perua acabou. Como o biquíni é uma peça pequena, o ‘animal print’ não fica excessivo”.
Carolina Dieckmann
De olho na moda, a atriz Carolina Dieckmann usou um biquíni de oncinha para aproveitar a tarde de sol da última segunda-feira (20), véspera do verão 2011, na Praia da Reserva, no Rio. (Foto: Delson Silva/AgNews)
 
A tendência da “praia luxo” também é aposta da estilista Adriana Degreas, a preferida de musas cosmopolitas que freqüentam piscinas de hotéis cinco estrelas, como Andrea Dellal e Carmen Mayrink Veiga.

Em sua nova coleção, Adriana buscou inspiração na lingerie retrô. “Resgatei os jérseis, muito usados nos anos 70, além de corseletes, calcinhas de cintura alta e modelagem mais estruturada.”

A estilista reforça a tese da vontade feminina por biquínis mais refinados. “A brasileira está se arrumando mais para ir à praia e à piscina. É sofisticação sem afetação.”

A vez da lady
Se na moda praia é o momento da sofisticação, nas ruas a tendência é o chamado “ladylike”, com peças feitas sob medida para mocinhas românticas. A transparência de tecidos como o tule e a renda, lacinhos e florais nas estampas e a cintura bem marcada estarão em evidência.

“Os anos 80 pautaram a moda nas últimas temporadas de verão e inverno. Cansou um pouco essa coisa da inspiração roqueira, o estilo ‘boyfriend’ e os ombros bem marcados”, opina a estilista Helô Rocha, da grife Têca. “A mulher forte e fashion desta estação é extremamente feminina. O caimento dos vestidos e saias seguem os padrões dos anos 50 e 60”, completa.
Transparências
A modelo Aline Weber desfila com a barriga de fora para a grife Espaço Fashion: tendência é aposta mais ousada da temporada. Gisele Bündchen e a transparência proposta pela Colcci. Na Rosa Chá, a lingerie retrô é inspiração para vestidos e moda praia. (Foto: Lucíola Villela e Daigo Oliva/G1)
 
A maior ousadia fica por conta da alfaiataria, que aposta na volta da barriga de fora. Mas nem pense na imagem da funkeira com sua regata curta e jeans justíssimo. “É proibido exibir o umbigo, fica muito vulgar”, decreta Erika Frade, estilista da grife Patachou. “Nesse caso, a ideia é combinar a calça ou a saia de cintura alta com uma blusa ou top mais curto”.

A nova “barriguinha de fora” foi iniciativa das grifes Chanel e Dior em suas coleções “resort”. No Brasil, além da Patachou, marcas como Maria Bonita Extra, Andréa Marques e Espaço Fashion absorveram a tendência e exibiram suas versões nas semanas nacionais de moda.

“A proposta é exibir uma pequena parte da barriga, é uma sensualidade bem contida”, ensina a estilista. “E mesmo assim, as menos ousadas podem jogar uma peça de tule transparente por cima, que fica lindo!”.

As “summer boots” (botas de verão) – modelos de sandálias mais fechados, de couro com recortes vazados – devem ser o calçado eleito pelas “ladies” modernas. Grifes como Animale, Iódice e Cori exibiram seus modelos na última edição da São Paulo Fashion Week.

Manteiga e café gelado
No último verão, a mecha californiana foi sucesso entre as moças de cabelos claros. Mas nesta estação, um velho conhecido das loiras está de volta: o tom amanteigado.

“É o loiro médio, que começa na raiz e se mantém uniforme”, destaca o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi. “Essa coloração remete à Brigitte Bardot, mas estamos chamando de ‘o loiro das tops’, em referência a Lara Stone e Georgia Jagger”, completa o especialista, citando a holandesa e a britânica que são as modelos mais badaladas da temporada.
Fernanda Souza
A cor de cabelo da atriz Fernanda Souza, chamada de 'iced coffee', é aposta do cabeleireiro Marco
Antonio de Biaggi. (Foto: Divulgação/TV Globo)
 
Biaggi também cita como referência de técnica moderna o “surfer chick”, que mistura três tons de loiro: o camomila, o dourado e o superqueimado. No Brasil, a atriz Luana Piovani e a apresentadora Adriane Galisteu já aderiram à moda. “Esse cabelo exige cuidados especiais. Aconselho o uso de máscara hidratante de dois minutos depois do xampú e aplicação de protetor térmico a cada quatro horas de exposição ao sol.”

Entre as morenas, a cor da estação é o “iced coffee”, um castanho levemente avermelhado adotado pelas atrizes Carolina Dieckmann e Fernanda Souza. “Esse cabelo é um dos campeões de pedidos aqui no salão. Fica lindo para quem está com a pele bronzeada”.

Para quem não tem medo da tesoura, a moda é o corte “pixie” (duende), que recebe este nome por deixar a ponta das orelhas à mostra. O ícone desse look radical é a atriz Emma Watson, a bruxinha Hermione dos filmes “Harry Potter”.

“Pelo menos uma vez na vida toda mulher deveria experimentar esse corte. É sexy, tem cara de verão e revela uma personalidade muito forte”, destaca Ricardo dos Anjos, jurado do reality show de cabeleireiros “Por um fio”, do canal GNT.

Unhas 'Restart' e pele de pêssegoNum passado recente os esmaltes se limitavam aos derivados de vermelho, rosa e creme. No verão 2011 a cartela de cores vai bem mais longe e manicure que se preze deverá oferecer às clientes tonalidades como o laranja-neon, o azul-glacial, o rosa-Barbie, o verde-pistache e o amarelo-canário.

"Pense nas cores da banda Restart. As marcas nacionais lançaram no mercado linhas arrojadas, que são atenadas com o mundo pop", conta Vanda Regina da Costa, coordenadora técnica de desenvolvimento de manicures da rede de beleza Jacques Janine. Ela cita as coleções "Pop4you", da marca Risqué, e a "Tropicaliente", da Impala.

"Essas linhas especiais são divertidas, a cara do verão. Claro que a 'francesinha' e o vermelho-sangue sempre serão os preferidos das mais clássicas, mas já vi mulheres com mais de 60 anos pedindo 'aquele esmalte coloridinho' para passar nas unhas", entrega Vanda.
reese witherspoon
A atriz Reese Witherspoon e o make pêssego do
verão 2011. (Foto: Reuters)
 
Se nas mãos a ordem é ousar, na maquiagem o menos é mais. Fernando Torquatto, maquiador preferido de "it-girls" como Cléo Pires e Paola Oliveira, aposta no pêssego como o tom da vez no verão.

"Tanto na batom quanto no blush, aquele rosa bem clarinho fica superbem com a pele bronzeada. O bacana é que esse tom fica bem na pele clara e na negra", destaca. "Esse verão também marcará a volta do gloss avermelhado, depois de algumas temporadas de batons opacos".

Para quem não resiste a modismos, Torquatto indica os batons uva e lilás. "Foram duas cores que apareceram bastante nas passarelas de verão do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. Daí é só fazer um olho levemente marcado que fica incrível!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário