quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

POBRE BRASIL VERMELHO - CAOS AÉREO.

Sem greve, índice de atrasos de voos cai e chega a 28,7%

Apesar do grande movimento, situação é tranquila nos principais aeroportos.
Funcionários das empresas aéreas suspenderam paralisação.

Do G1, em São Paulo
Dos 696 voos programados até as 9h desta quinta-feira (23) nos principais aeroportos do país, 200 atrasaram mais de meia hora (28,7%) e 30 foram cancelados (5,6%), segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Até as 8h, o índice de atrasos era de 30,1%.

Apesar dos atrasos e do grande número de passageiros por causa das festas de fim de ano, a movimentação é tranquila em alguns dos principais aeroportos do país. A greve dos funcionários das companhias aéreas prevista para esta quinta foi suspensa. A decisão foi tomada em assembleia realizada no início da manhã, na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo.
No Rio de Janeiro, o policiamento foi reforçado nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, para evitar transtornos. No Santos Dumont, dos 37 voos previstos até as 9h, cinco atrasaram (13,5%) e seis foram cancelados (16,2%). No Galeão, dos 29 voos, 12 atrasaram (41,4%) e dois foram cancelados (6,9%). Ainda de acordo com a Infraero, o índice de atrasos é alto porque o aeroporto foi fechado devido à chuva na noite de quarta (22).

No aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, dos 54 voos programados, 20 atrasaram (37%) e dois foram cancelados (3,7%). Em Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, dos 51 voos, oito atrasaram (15,7%) e 11 foram cancelados (21,6%).

Em Brasília, dos 27 voos, 11 atrasaram (40,7%) e um foi cancelado (3,7%).

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os passageiros não encontram dificuldades para embarcar. No aeroporto da Pampulha, todos os dez voos ocorreram no horário programado. No aeroporto de Confins, dos 34 voos, nove atrasaram (26,5%) e dois foram cancelados (5,9%).
Saguão de embarque do Aeroporto Santos Dumont tem movimentação intensa, mas sem problemas.
Saguão de embarque do Aeroporto Santos Dumont tem movimentação intensa, mas sem problemas. (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Surpresos

Para os passageiros, a tranquilidade nos aeroportos nesta manhã é uma surpresa. “Fiz check-in pela internet, já prevendo que talvez nem conseguiria embarcar. Achei que estaria a maior bagunça. Melhor assim”, disse o analista de suporte técnico, Paulo Henrique, de 34 anos, que aguardava a partida de seu voo no aeroporto de Confins, nesta manhã.

Antes de sair de casa, a arquiteta Gizelli Sousa, de 27 anos, consultou a internet para saber se conseguiria embarcar. "Está até mais tranquilo do que nos dias normais”, contou ela.

No Rio, a auxiliar de gabinete Cristiane Nascimento, preferiu não entrar na internet ou telefonar para a companhia aérea, mas chegou cedo para garantir o embarque. "Vim na sorte. Preferi arriscar, já que ficaria mais nervosa se não conseguisse contato com a companhia. Graças a Deus está tudo tranquilo. Fizemos o check-in sem problemas, tudo está funcionando", comentou.

MultaDe acordo com dirigentes dos sindicatos dos funcionários das empresas aéreas, a suspensão da greve foi tomada após os trabalhadores serem informados que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou no fim da noite de quarta-feira que 80% do efetivo dos aeronautas e aeroviários sejam mantidos em atividade para viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, no período entre 23 de dezembro e 2 de janeiro. Em caso de descumprimento da ordem, a multa diária seria de R$ 100 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário