terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CASSAÇÃO - PREFEITO DE ANTÔNIO ALMEIDA.

A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julgou nesta segunda-feira (07/02) e decidiu pela cassação, por unanimidade, do prefeito da cidade de Antônio Almeida, Alcebíades Borges do Rego (PSDB). Ele era acusado de abuso de poder político, econômico e de autoridade, captação ilícita de sufrágio (compra de voto) e uso indevido de comunicação nas eleições 2008, pleito em que venceu com 1.175 votos.

Ele agora se torna inelegível por oito anos e pagará multa de R$ 30 mil. O TRE-PI agora decide quando vai acontecer a nova eleição suplementar, de forma direta, para escolha do novo prefeito do município. Com este sobe para 45 o número de prefeitos cassados. Pode ainda recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outro prefeito julgado nesta segunda-feira foi o de Cajueiro da Praia, Girvago Albuquerque da Silva (PRB). Ele era acusado de compra de voto, abuso de poder político e econômico. Por unanimidade, a Corte do Regional manteve decisão de 1º grau e negou provimento ao recurso que pedia sua cassação. A absolvição do gestor foi baseada na falta de provas robustas que pudessem levar à cassação.

Os advogados Jarles Max e Josino Ribeiro defenderam o prefeito. Dimas Carvalho fez a acusação. Após o julgamento, ele disse que vai recorrer da decisão, pois entende que os depoimentos das testemunhas dados ao juiz de piso são suficientes para a comprovação do ilícito eleitoral. A cidade de Antônio Almeida tem 7.163 habitantes e 5.524 eleitores.

Dos 224 prefeitos eleitos em 2008, passa para 45 o número de prefeitos que já foram cassados pela Justiça Eleitoral. Alguns ainda se mantêm no cargo por conta de liminar.

Fonte: 180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário