segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PEDIDO DE CASSAÇÃO - GOVERNO DO PIAUI.

Governador desabafa: "Perdeu, cara! Vai cuidar da sua vida"

REAÇÃO: Wilson Martins falou da ação do PSDB que pede sua cassação em Brasília e mandou recado aos tucanos.

 

Pela primeira vez, o governador Wilson Martins (PSB) falou sobre a ação do PSDB que pede a cassação do seu mandato em Brasília e, ao seu modo, fez desabafos e mandou recado aos tucanos.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
“Não sou homem de fugir da luta, mas acho uma tremenda fraqueza se perder uma eleição por quase 300 mil votos e ficar querendo encontrar uma ponta aqui, uma ponta ali, um desespero aqui e outro ali”.

“Perdeu, cara! Vai cuidar da sua vida. Deixa o Piauí e o povo em paz. Eu estou querendo é gente para ajudar a trabalhar a resolver os problemas do Piauí. Não quero ninguém para atrapalhar”, desabafou o governador este final semana.

Sem citar nomes, o governador foi incisivo e por duas vezes usou a expressão popular “cara”. 
“Cara! Perdeu reconhece aí. Você não foi bem, o povo não aceitou a sua mensagem, o povo não acreditou na tua proposta. Vamos se juntar e trabalhar pelo Piauí”, disse Wilson Martins.

Sobre a ação
Para o governador a ação do PSDB é sem fundamento e até brinca: “É a queixa do queixoso”. Ele compara a eleição a um concurso público, a perda de um grande amor e até a uma partida entre Flamengo e Vasco. “quando se perde ninguém se conforma”.

No TSE, o PSDB ingressou com ação pedindo a cassação do governador e do vice por compra de votos e propaganda irregular nos municípios de Parnaiba, Piracuruca e Batalha.

Veja a ação do PSDB contra Wilson Martins

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) apresentou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso contra expedição do diploma do governador reeleito do Piauí, Wilson Nunes Martins e do vice, Antônio José de Morais Sousa Filho. Ambos são acusados de suposta captação ilícita de sufrágio e uso de propaganda irregular em municípios piauienses.

Parnaíba
Conforme o recurso, em agosto do ano passado, teria sido instaurada uma investigação, a fim de apurar se os funcionários do setor de identificação da localidade de Parnaíba estariam sendo obrigados a atender pessoas identificadas por senhas específicas, ligadas a policiais civis, com o intuito de expedir carteiras de identidade.

Segundo relata o PSDB, "eleitores eram abordados por pessoas ligadas aos candidatos", sendo levadas ao Setor de Identificação Criminal de Parnaíba (PI) em veículos dirigidos por correligionários e cabos eleitorais do governador para obter o documento de identidade.

No local, receberiam a senha de cor amarela, a mesma cor do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e não pagariam taxa para solicitar a expedição do documento de identidade. Há denúncia também de que muitos eleitores de vários municípios da grande região de Parnaíba (PI) estariam sendo procurados e cadastrados pelos cabos eleitorais dos candidatos representados para receberem o benefício de gratuidade na emissão de suas carteiras de identidade, aponta o PSDB ao pedir a cassação do diploma de Wilson Nunes Martins e seu vice.

Piracuruca
No município de Piracuruca-PI, o PSDB informa que um vereador do município foi denunciado por suposta prática de crime de corrupção eleitoral. O vereador estaria vestindo uma camisa com adesivo do candidato ao governo e aliciando eleitores para que votassem em seus candidatos por meio de distribuição de santinhos, no dia da eleição.

Batalha
Entre os dias 15 e 17 de outubro do ano passado, no município de Batalha-PI, foi realizado o evento cultural denominado "VI Festa do Bode de Batalha", organizado pela Prefeitura e pelo SEBRAE. O evento busca valorizar a potencialidade da região na criação de rebanhos caprinos.

Há denúncias de que o evento teria sido transformado em um palanque eleitoral em que todas as autoridades do local estariam usando adesivos com "botons" com o número do representado, governador Wilson Martins, diz o PSDB no recurso, apontando ainda a utilização de prédios públicos no apoio ao evento.

Abuso de Poder Econômico
O PSDB alega ainda, que "os requeridos além de buscar corromper a vontade dos eleitores, abusaram do poder econômico e político desde o momento em que o governador assumiu a titularidade do cargo."

De acordo com o recurso, foram protocoladas onze representações e oito AIJEs que denunciam a prática de atos abusivos, utilização de bens imóveis pertencentes à Administração Pública.

De acordo com o artigo 41-A, da lei 9.504/97 (Lei das Eleições), "Constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir, e cassação do registro ou do diploma".

Diante disso, o PSDB requer a cassação do diploma de Wilson Nunes Martins, eleito governador do Piauí e seu vice, Antonio José de Morais Sousa Filho, por "terem sido eleitos com arrimo em práticas que denotam a captação de sufrágio e abuso de poder econômico e político".

Fonte: TSE

“Se tem alguém que resolveu votar em mim em Parnaíba e andava com outra pessoa e por acaso cometeu um possível ilícito isso vai me comprometer?. O que eu tenho haver com isso?”, questionou.

“Se somar todas as ações das pessoas que estão reclamando na Justiça. Mesmo que isso possa ser verdade. Isso não tem repercussão de mil votos, quanto mais de 300 mil votos”.

Os desabafos:
“Eu não nasci em berço de ouro, nem deputado, nem médico neurocirurgião. Eu me fiz vencedor durante a minha caminhada”.

“Eu não sou rico, não sou milionário, não sou poderoso. Eu cheguei ao poder suando a camisa”.

“Estou tranquilo se o Tribunal achar que foram cometidos ilícitos será uma decisão do tribunal. O mundo não se acaba por isso”.

“Suei muito para ganhar essa eleição. Se quiserem me tomar no tapetão. O que eu posso dizer?. Mas, vou lutar contra isso até o fim”.Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário