sábado, 26 de fevereiro de 2011

NOTICIAS INTERNACIONAIS - LÍBIA.

Obama congela propriedades e contas de Kadhafi nos EUA

"Kadhafi violou as leis internacionais e a decência", disse Obama.
EUA já haviam suspendido as operações da embaixada na Líbia.

Do G1, com agências internacionais*
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, impôs nesta sexta-feira (25) sanções ao governo líbio de Muammar Kadhafi, para punir a repressão aos manifestantes e debilitar ainda mais o atual regime, informou a Casa Branca.

Obama firmou um decreto congelando contas e propriedades de Kadhafi e de seus quatro filhos nos Estados Unidos, destaca o comunicado.

"O regime de Muammar Kadhafi violou as leis internacionais e a decência, e deve ser responsabilizado", disse o presidente. "Estas sanções visam diretamente o regime de Kadhafi, mas também protegem os bens que pertencem ao povo líbio", destacou a Casa Branca.

Também nesta sexta, os EUA suspenderam as operações em sua embaixada na Líbia e estão avançando com os planos de sanções unilaterais e multilaterais contra o regime do coronel Muammar Kadhafi, afirmou o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.

Carney disse em entrevista coletiva que Washington também reduzirá a sua limitada cooperação militar com Trípoli, e que os Estados Unidos apoiam a suspensão do país norte-africano do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

O porta-voz acrescentou que Kadhafi perdeu toda a credibilidade e a confiança do povo da Líbia. Todos os funcionários da embaixada americana em Trípoli serão retirados e as sanções serão finalizadas no futuro próximo, embora ele não tenha especificado quando ou quão restritivas serão.

Os rebeldes tomaram boa parte do país, dominam algums regiões da capital, Trípoli, mas Kadhafi promete resistir e armar a população contra os opositores.

O governo afirmou que pelo menos 300 pessoas morreram durante os protestos, mas outras fontes afirmam que o número de mortes pode chegar a 3.000 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário