Clinton disse que é chegada a hora de Khadafi abandonar o poder
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta segunda-feira que o líder líbio Muamar Khadafi renuncie imediatamente e ponha um fim à violência contra oposicionistas no país.

Durante uma reunião de ministros de Relações Exteriores em Genebra para discutir a crise política na Líbia, Clinton disse que os Estados Unidos apoiam transições ordenadas, pacíficas e duradouras para a democracia na Líbia e em outras partes do mundo árabe.

'O povo da Líbia deixou claro: é chegada a hora de Khadafi sair. Agora. Sem mais violência', afirmou.
A secretária de Estado disse que a democracia trará mais estabilidade à região.

'Sem passos concretos para governos representativos e transparentes e para economias abertas, o abismo entre as pessoas e seus líderes só vai aumentar, e a instabilidade se aprofundará ', disse.
Mercenários

Hillary Clinton acusou Khadafi e seus partidários de usar 'mercenários e criminosos' para atacar civis desarmados e de executar soldados que se recusam a apontar armas para os cidadãos.

'Khadafi e os que estão ao lado dele devem ser considerados responsáveis por estes atos, que violam as obrigações legais internacionais', disse.

'Continuaremos explorando todas as opções possíveis de ação (para pressionar o regime de Khadafi a frear a violência). Como já dissemos, nada está fora de cogitação enquanto o governo líbio continuar ameaçando e matando cidadãos.'

Clinton disse ainda que os princípios de democracia e liberdade 'não são somente ocidentais e sim universais', e que os Estados Unidos 'estão prontos para ajudar em uma transição para a democracia, inclusive financeiramente'.

'As pessoas da Líbia escreveram seu destino. Elas estão enfrentando as balas do ditador para conseguirem desfrutar da liberdade, que é direito de todo homem, mulher e criança', disse.

Também nesta segunda-feira, a União Europeia impôs sanções incluindo um embargo de armas, congelamento de bens e proibição de viagens a autoridades líbias, incluindo o coronel Khadafi.
Transição

A secretária de Estado disse que os Estados Unidos receberam bem a notícia de que o governo interino da Tunísia pretende realizar eleições presidenciais e alertou os grupos extremistas da região, que estariam dando a si mesmos o crédito pela vitória dos protestos.

'O sucesso dos protestos pacíficos tirou o crédito dos extremistas e expôs seus argumentos falidos', disse Clinton.

Ela acusou ainda o governo do Irã de ter cometido atos de violência contra manifestantes e encerrou seus discurso em Genebra dizendo que o mundo 'não é mais o meu nem o de minha mãe'.

'Os jovens sabem de tudo o que acontece em todos os lugares e não vão mais tolerar uma conjuntura que bloqueie suas aspirações. Este é um momento de esperança para toda a humanidade.'

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.