segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

POBRE PIAUÍ - RODOVIAS ESTADUAIS BARRAS.

Com rodovias estaduais destruidas, carnaval de Barras para teresinense se torna “programa de índio”!

A rodovia PI-113, que liga Barras a Teresina via Cabeceiras/José de Freitas, não mais passa carro! Ultimamente os motoristas estavam usando uma estrada vicinal que saía por dentro da mata inciando-se no Povoado Olinda (Município de José de Freitas) e chegando na rodovia PI que liga Campo Maior a Cabeceiras (fotos), já também em péssimo estado de conservação. A saída para os foliões que partirem de Teresina rumo a Barras é rodar cerca de 300 Km no percurso Teresina/Altos/Campo Maior/Cocal de Telha/ Capitão de Campos/Piripiri/Brasileira, Piracuruca/Batalha/Barras.

O percurso normal entre Barras e Teresina é de apenas 120 Km, mas a falta de responsabilidade dos governos Wellington Dias (PT) e Wilson Martins (PSB) fez com que Barras ficasse praticamente isolada da Capital, pois os recursos completos para os asfaltamento chegaram aos cofres do Estado no Governo Wellington Dias via emenda parlamentar do deputado federal Átila Freitas Lira, porém a obra foi abandonada em 18 km (conforme nota divulgada na imprensa pela Constutora Sucesso), por falta de pagamento do Governo do Estado a executadora da obra.

Welligton Dias anunciou reforma, Wilson Martins anunciou reforma. Por último foi Paulo Martins (PT), prefeito de Campo Maior, que anunciou a reforma do trecho Campo Maior/Cabeceiras (fotos), mas até hoje (28-2-2011), mesmo via Campo Maior tornar-se uma via crucis chegar a Barras. Para se chegar a Barras via Campo Maior o percurso é alterado em 40 Km, passando para 160 Km.

O motorista que precisa trafegar pela PI-114, de Campo Maior a Cabeceiras, precisa ter paciência e muito cuidado. Na maioria do trecho, a pista acabou e virou uma estrada de chão batido. Em outros trechos os buracos no que seria o asfalto, “engolem” um carro de passeio com facilidade. Neste final de semana, a reportagem do campomaioremfoco.com.br (parceiro da tribunadebarras.com) percorreu 18 km da PI no sentido Campo Maior/Cabeceiras e as fotos falam por si só. Animais na pista são outro risco constante para os motoristas.

Mais grave que a situação precária da estrada é a quantidade de reformas que já foram anunciadas para a PI, com o atual asfalto feito em 1975, na administração do então Governador Alberto Silva, já falecido. No mês de março de 2010, o então Governador Wellington Dias (PT), através do Departamento de Estradas e Rodagens, (DER-PI), anunciou que havia iniciado a licitação para a recuperação da PI. A obra teria um investimento de R$ 8,5 milhões para restauração com a pavimentação de 45 quilômetros, além do revestimento asfáltico na avenida principal do Bairro de Flores, já no perímetro urbano de Campo Maior, que é cortado pela PI. De acordo com o projeto do Departamento de Estradas e Rodagens, a partir do início da obra, a empresa contratada teria 300 dias para concluir o serviço. Pelo visto foi só mais uma promessa, igual a da construção do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato… Porto de Luiz Correia… cinco hidrelétricas no Rio Parnaíba…

A última promessa para reforma da velha estrada Campo Maior/Cabeceiras, aconteceu no mês de junho em 2010, pouco antes do início da campanha eleitoral. O então deputado Paulo Martins (PT), hoje prefeito de Campo Maior, anunciou que o recém-empossado governador Wilson Martins (PSB), assinaria em 16/06/2010, a ordem de serviço para iniciar a obra. A licitação para a contratação da empresa já teria sido homologada no Diário Oficial de 1º de junho e a vencedora teria sido a Reconcret Construções.

A verdade é que nenhuma obra foi iniciada e devido a grande quantidade de buracos, as máquinas da própria prefeitura de Campo Maior colocaram barro sobre o que seria pista, transformando trechos em lamaçal misturado a bueiros.

Sinalização horizontal e vertical não existe em nenhum lugar, o que transforma em um perigo maior ainda se trafegar pela estrada. Talvez por isso a quantidade de acidentes com vitimas fatais estejam aumentando conforme denunciam as muitas cruzes espalhadas por vários locais nas margens da rodovia estadual.

Viajar para Barras neste carnaval via Teresina/José de Freitas/Cabeceiras ou Teresina/Altos/Campo Maior/Cabeceiras, torna-se “um programa de índio”! Imaginemos como os trios-elétricos irão chegar à “Terra dos Governadores”, será que estradas só com crateras irão aguentar tanto pêso?

Tribuna de Barras.

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