sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

POBRE BRASIL VERMELHO - DELEGADO MILÍCIA.

Investigações apontam que delegado preso pela PF teria relação com milícia

Carlos Oliveira se entregou na sede da PF, na tarde desta sexta (11).
Ele e outros policiais foram presos em megaoperação da PF.

Do RJTV
As investigações da Polícia Federal indicam que o ex-subchefe operacional da Polícia Civil no Rio, delegado Carlos Oliveira, teria envolvimento com a milícia que controlava a favela Roquete Pinto, em Ramos, no subúrbio da cidade. O delegado se entregou à Polícia Federal na tarde desta sexta (11). Ele também é suspeito de desviar armas apreendidas em operações.

Carlos Oliveira era um dos procurados da Operação Guilhotina, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão de policiais acusados de fazer parte de milícias, de vazar informações para criminosos, além de revender armas apreendidas e roubar durante operações. Desde o início da ação, na manhã desta sexta, 35 pessoas foram presas. Entre o grupo há 27 policiais, sendo 19 PMs e 8 policiais civis.

Chefe da Polícia presta esclarecimentos
O chefe da Polícia Civil do Rio, Alan Turnowski, prestou esclarecimentos à Polícia Federal, após o pedido de prisão do delegado Carlos Oliveira e as provas contra policiais civis.

“Se comprovado do jeito que está parecendo nas denúncias, é muito pior do que uma pessoa que eu não conheço. Porque você dar um voto de confiança, botar alguém do seu lado e essa pessoa desviar, é traição o nome disso. Não tenho motivo pra sair, eu só recebi o cargo, mas se tiver que sair, eu saio com a consciência muito tranquila ”, disse Turnowski.

Enquanto ocupava o cargo de subchefe de operações da Polícia Civil, Carlos Oliveira respondia na hierarquia apenas ao chefe de Polícia Civil, Alan Turnowski. Oliveira era o responsável pelas operações mais importantes contra milícias e traficantes.

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que Turnowski é um homem de sua confiança.

"O doutor Alan goza da minha confiança. O doutor Alan está sendo ouvido aqui e acho que como chefe dessa instituição, possivelmente, provavelmente, teria que se manifestar. Daqui pra frente, com base no que for dito, com base no que efetivamente foi coletado nas outras informações, nós vamos avaliar", comentou o secretário.

Em janeiro, o delegado Carlos Oliveira foi cedido para a Prefeitura do Rio, onde trabalhava até esta sexta (11) como subsecretário de Ordem Pública. Após a informação de que havia um mandado de prisão expedido contra o delegado, ele foi exonerado do cargo. Antes, Oliveira já havia ocupado a mesma função na secretaria, na gestão do secretário Rodrigo Bethlem.

Política de segurança
Apesar do escândalo envolvendo policiais, Beltrame disse que o episódio não arranhou a política de segurança, e , sim reforçou os rumos de mudança.

"O desafio é muito maior do que simplesmente cortar a própria carne. É melhorar os dados da Segurança Pública e ainda ter que fazer isso, e, isso está sendo feito. É lento, mas ele é progressivo, é gradual, e, nós não vamos desistir", declarou Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário