terça-feira, 29 de março de 2011

LUTO - JOSÉ ALENCAR.

Dilma diz que velório de Alencar será no Palácio do Planalto

Presidente disse que foi uma 'honra' ter convivido com Alencar.
Lula foi às lágrimas ao comentar morte do ex-vice-presidente.

Natasha Bin Do G1, em Coimbra (Portugal)
Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula durante coletiva a imprensa sobre a morte do ex-vice presidente José Alencar (Foto: Roberto Stuckert Filho /PR)
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula durante coletiva à imprensa, em Portugal, sobre a morte do ex-vice presidente José Alencar.
(Foto: Roberto Stuckert Filho /PR)
 
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (29), em Coimbra, que o corpo do ex-vice-presidente José Alencar será velado no Palácio do Planalto. "Falei com o filho dele, o Josué [Alencar], e ele aceitou", disse. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava com Dilma em Portugal, disse ter apoiado a decisão de oferecer o Palácio do Planalto para o velório, que terá início às 10h30 desta quarta-feira (30).

José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital. Lula e Dilma disseram ter recebido a notícia juntos, por telefone, pelo médico Raul Cutait. Dilma declarou luto oficial de sete dias pela morte de Alencar.

Lula e Dilma regressam ao Brasil nesta quarta-feira (30), após cerimônia na Universidade de Coimbra de entrega do título "doutor honoris causa" ao ex-presidente Lula. Eles devem chegar a Brasília por volta das 20h. As reuniões de Dilma Rousseff com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro português, José Sócrates, foram canceladas.

Dilma lamentou a morte de Alencar. "Nós estamos em um momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com ele [Alencar]. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados".

Lula foi às lágrimas ao falar sobre Alencar. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse.  “O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”, completou.
 Tratamento
Lula disse que foi questionado pela equipe médica e pela família sobre a possibilidade de Alencar parar de tomar os medicamentos de combate ao câncer. "Eu era favorável que ele parasse de tomar remédio, queria que ele vivesse da forma mais prazerosa possível”, disse Lula.

O ex-presidente afirmou que vai dedicar o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra a José Alencar.

Lula disse que conversou com Alencar antes de viajar para Portugal. "Falei com ele praticamente toda a semana. Ele era um otimista. Antes de vir para cá, eu liguei para ele", afirmou. "Ele [Alencar] sabia que do ponto de vista clínico não tinha muita expectativa, mas ele tinha esperança", concluiu.
 
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário