Gaddafi promete manter luta e diz que sairá vitorioso
REUTERS

TRÍPOLI (Reuters) - As tropas internacionais que conduzem um ataque contra o governo líbio vão perder e acabar no lata do lixo da história, afirmou o líder Muammar Gaddafi na terça-feira.

'Não vamos nos render ... Vamos derrotá-los por qualquer meio', disse Gaddafi em breve declaração na capital do país, transmitida ao vivo pela televisão. 'Estamos prontos para a luta, seja ela curta ou longa.'

'Seremos vitoriosos no fim.'

Repórteres estrangeiros em Trípoli foram informados que o líder líbio falou desde seu complexo na capital do país e estava se dirigindo a seguidores que formam um escudo humano para protegê-lo.

'Estou aqui, minha casa é aqui, estou na minha tenda', afirmou a seus defensores, que exibiram bandeiras verdes. 'Estou aqui, estou aqui, estou aqui.'

O discurso marcou a primeira aparição pública de Gaddafi desde 15 de março, embora desde então tenha divulgado mensagens de áudio gravadas e concedido entrevistas.

Fogos de artifício foram vistos em Trípoli após o discurso do líder líbio.

'Há manifestações em todos os lugares contra esse ataque injustificado, que viola a Carta das Nações Unidas', disse Gaddafi.

'Esse ataque... é conduzido por um bando de fascistas que vão acabar na lata do lixo da história.'

(Reportagem de Joseph Nasr, em Berlim)