sexta-feira, 18 de março de 2011

POBRE PIAUÍ - ONDE ESTAMOS.

Promotor reage após recusa do Estado em nomear delegados

Fernando Santos chamou de "incabível" comparação feita por secretário para não nomear concursados.


Autor da ação que pede a posse imediata dos delegados concursados do Piauí, o promotor de Justiça Fernando Santos classificou como "incabível" declaração do secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, que usou o argumento de não existirem juízes e promotores em cada comarca para justificar o não cumprimento da decisão.

Promotor Fernando Santos

"O Poder Judiciário deixou de 1988 até 2011 para tomar uma decisão dessa. A justiça do Piauí tem um juiz em cada cidade? Não tem. O Ministério Público tem um promotor em cada cidade? Não tem. Então, não podemos ser levianos", disse Robert Rios no Jornal do Piauí desta quinta-feira (17). O secretário alega falta de verba para nomear cerca de 70 aprovados na lista de espera. 

Matéria relacionada

O promotor reagiu. "Não existem magistrados ou promotores exercendo ilegalmente a função. Existem sim promotorias sem promotor, mas é um número pequeno. Hoje existem 87 promotores trabalhando no interior, enquanto isso existem apenas 28 delegados de carreira nas delegacias do interior, boa parte deles na função de delegado regional, ou seja, não estão nas delegacias comuns para atendimento às ocorrências diárias das cidades", apontou Santos. 

De acordo com o promotor, enquanto a Procuradoria Geral de Justiça prepara um novo concurso para preencher os cargos vagos, o Estado já realizou o concurso para delegados, mas se recusa a convocar os aprovados. 

José Airton Medeiros, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses - AMAPI -, também se manifestou. Segundo ele, o Piauí possui 165 juízes, sendo 110 no interior e apenas 20 cargos vagos de juiz substituto, ao contrário da quantidade de delegacias sem titular concursado. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário