terça-feira, 15 de março de 2011

RECONHECIMENTO - BATALHA DO GENIPAPO.

Senado discutirá lei que reconhece Batalha no Piauí como data nacional

SESSÃO ESPECIAL: Bancada piauiense também irá pedir que monumento em Campo Maior vire patrimônio.


Na sessão especial em homenagem a Batalha do Jenipapo, o senador Wellington Dias (PT) anunciou que a bancada do Piauí apresentará projeto de lei para tornar o 13 de março como data oficial nas comemorações da Independência do Brasil. Foi durante seu discurso na sessão solene do Senado que festeja os 188 anos da passagem da Batalha do Jenipapo. Outro projeto irá requerer que o monumento aos heróis do episódio ocorrido em Campo Maior seja patrimônio histórico brasileiro.

Waldemir Barreto/ Agência Senado
Ex-governador do Estado, o petista frisou que a Batalha foi fundamental para mostrar que o Brasil venceu Portugal e se concretizou como força para consolidar a independência do País. Para Wellington Dias, o episódio deve ser visto não só como a luta do povo de Campo Maior e do Piauí, mas um momento especial da história. Ele agradeceu a Laurentino Gomes, autor do livro "1822", e os historiadores Chico Castro e Fonseca Neto, como fundamentais no processo de reconhecimento do evento no Jenipapo.
"O 13 de março é como o 2 de julho na Bahia", disse o senador, citando outras lutas pela independência do Brasil que merecem mais valorização. "O povo que não conhece a sua história não está preparado para construir seu presente e seu futuro. A história foi escrita pelos algozes, pessoas próximas à corte que tem visão deturpada", acrescentou. 

Wellington Dias afirmou que a Batalha nunca foi reconhecida por ser feita por lavradores e outros trabalhadores. "Quanto tempo Zumbi dos Palmares precisou para ser reconhecido?", exemplificou o senador, que presidiu a sessão aberta por José Sarney (PMDB/AP). 
O Senado Federal iniciou agora pouco - às 14h – sessão solene em homenagem aos 188 anos da Batalha do Jenipapo, sangrenta luta em Campo Maior que consolidou a independência do País.

Participam da solenidade o governador Wilson Martins (PSB), o presidente do Senado, José Sarney, além de toda a bancada federal e convidados.

O escritor Laurentino Gomes, autor do livro 1822, que relata trecho da Batalha do Jenipapo falou sobre a importância da luta para a história brasileira.

O senador Wellington Dias (PT), autor da homenagem, destacou o resgate do documentário da TV Cidade Verde que foi produzido ano passado e pela primeira vez uma emissora mostra a luta de populares contra as forças de major João José da Cunha Fidié.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário