quinta-feira, 17 de março de 2011

NOTICIAS DE PARNAÍBA - DENGUE.

Em Parnaíba são mantidas ações para proteção contra a dengue

image

As equipes formadas pela Prefeitura de Parnaíba para combater a dengue, estão trabalhando diariamente para evitar o surgimento de novos casos, embora o município esteja entre os de menores índices de infestação no Estado. A informação é da gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Karliane Uchoa. Neste ano de 2010 foram registrados 28 casos suspeitos de dengue, dos quais foram confirmados sete, até o momento. A gerente explicou que a situação é de alerta e de ações constantes para bloquear focos do aedes aegypti em todas as áreas da cidade, através do trabalho de agentes ambientais e profissionais de outras secretarias municipais.

O objetivo do município, segundo ela, é evitar o surgimento de outros casos, principalmente porque Parnaíba está cercada de municípios que apresentam situação preocupante e até emergencial. O último boletim da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), divulgado nesta terça-feira (15) informou que foram notificados 2.022 casos no Estado até aquela data, configurando um aumento de 21,4% em relação ao ano passado, quando o Piauí tinha 1.665 notificações.
As cidades que apresentam os maiores números de casos são Teresina, com 801 notificações, Piripiri, com 496 casos, Matias Olímpio, com 169 casos, Luís Correia, com 57 casos, Pedro II, com 39 casos, Avelino Lopes, com 34 casos, entre outras cidades com índices semelhantes. “Apelamos, mais uma vez, à população de Parnaíba para que limpem seus quintais e terrenos, retirando qualquer recipiente capaz de acumular águas das chuvas”, conclamou a secretária municipal de saúde, Ilvanete Beltrão.

Entre os sete casos confirmados em Parnaíba houve o registro de uma morte com diagnóstico clínico para dengue hemorrágica, não havendo comprovação laboratorial. Também foi registrado um caso de uma criança, paciente oriunda do Município de Ilha Grande do Piauí, que morreu esta semana no Hospital Dirceu Arcoverde. Neste último caso, ainda está sendo aguardado o resultado do exame laboratorial para confirmar ou não a morte por dengue hemorrágica.


A situação que vive o Estado do Piauí foi previsto pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, o que motivou a Prefeitura de Parnaíba a elaborar e colocar em prática um Plano de Contingência no Combate à Dengue, do qual fazem parte ações administrativas, manejos clínicos dos casos, trabalhos de campo para bloqueio de focos nos bairros e campanhas de educação em saúde através dos meios de comunicação de massa atividades em escolas. “Estamos vivendo um surto nacional, o que sugere a manutenção dos cuidados para proteger e alertar a população para fazer a parte dela”, analisou Luciano Assunção, coordenador municipal do Programa de Combate à Dengue.  A secretária Ilvanete Beltrão ressaltou que estas medidas têm sido contínuas na atual administração municipal.


Na manhã desta quarta-feira (16), Ilvanete Beltrão reuniu-se com técnicos da de vigilância em saúde para avaliar os dados referentes às ações desempenhadas até agora e orientar o trabalho das equipes a partir destas informações. O vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, reuniu-se, nesta mesma manhã, com coordenadores das equipes de campo e a equipe da secretaria de serviços urbanos, tratando da ação conjunta deles no trabalho de limpeza e bloqueio de focos nos bairros.

Tacyane Machado
Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário