quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO - GRUPO DE ACESSO.

Renascer será a 1ª representante de Jacarepaguá no Grupo Especial

Escola de samba tem apenas 19 anos de fundação.
Caprichosos de Pilares e Alegria da Zona Sul descem para o Grupo B.

Alba Valéria Mendonça e Aluízio Freire Do G1 RJ
 
A chuva que, segundo o presidente Antônio Carlos Salomão, abençoou o desfile da Renascer de Jacarepaguá no sábado de carnaval (5), no Grupo de Acesso A, voltou a cair no fim da tarde desta quarta-feira (9), durante a apuração trazendo mais do que bons fluidos: trouxe também o título e o direito de desfilar entre as escolas do Grupo Especial em 2012.
Comissão de frente da Renascer de Jacarepaguá chamou a atenção do público na Sapucaí (Foto: Lucíola Villela / G1)
Comissão de frente da Renascer chamou a atenção do público na Sapucaí (Foto: Lucíola Villela / G1)

"As águas de março nos abençoaram e nos trouxeram a vitória. Só tenho a agradecer e comemorar", disse Salomão, que dedicou o título ao filho que ele perdeu em 2002 e que fez com que ele acabasse com a escola de samba Acadêmicos da Barra, que ele presidia, e quase esquecesse definitivamente o carnaval.

Em segundo lugar ficou a Viradouro e em terceiro, Estácio de Sá. As escolas de samba Caprichosos de Pilares e Alegria da Zona Sul ficaram em 10º e 11º lugares, respectivamente. No próximo ano, elas vão desfilar no Grupo B.

Com o enredo "As águas de março”, do carnavalesco Edson Pereira, a Renascer, que tem apenas 19 anos de fundação, mostrou carros luxuosos e muitas esculturas, a escola fez uma homenagem às oito cidades do chamado “Circuito das águas” (Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro).

Festa
Embora tenha dito que o título não foi uma surpresa, Salomão disse que a escola não preparou nenhuma festa para celebrar o título e que só pensaria numa comemoração quando saísse do Sambódromo. O presidente disse que já está pensando no enredo de 2012.

"Agora, vou trabalhar para fazer o melhor possível e ficar igual às escolas do Especial. Jacarepaguá nunca teve uma representante no Especial. A Renascer vai ter essa honra. Começo a trabalhar amanhã para tentar fazer bonito", disse Salomão, que garantiu que não vai mudar a equipe, que há tempos conta com a colaboração do carnavalesco Paulo Barros, da Unidos da Tijuca. "Ele é um grande e antigo amigo. Nunca vou esquecer o Paulo.

Renascer mostrou carros luxuosos e muitas esculturas  (Foto: Lucíola Villela / G1)
Renascer mostrou carros luxuosos e muitas esculturas (Foto: Lucíola Villela / G1)

Disputa acirrada
Durante toda a apuração, a Renascer disputou nota com a Estácio de Sá e a Viradouro. Mas logo começou a se destacar e não foi mais alcançada. A Alegria da Zona Sul foi a escola que mais sofreu. Ela já começou a disputa em desvantagem, com menos 4 pontos por ter estourado o tempo e multa de 20 salários mínimos por problemas no transporte dos carros até a Sapucaí.

A Acadêmicos de Santa Cruz também perdeu meio ponto por ter excedido os 58 minutos do desfile. Inocentes de Belford Roxo e Caprichosos de Pilares também perderam meio ponto, cada uma, por terem apresentado elementos estranhos na comissão de frente, o que fere o regulamento do grupo.
A Caprichosos de Pilares apresentou o enredo “Gente Humilde” (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
A Caprichosos de Pilares apresentou o enredo “Gente Humilde” (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
O presidente da Alegria, Marcos Almeida, se mostrou resignado com o resultado, reconhecendo que a escola cometeu algumas falhas. "É um resultado normal. A escola perdeu quatro pontos. Estourou o cronômetro, perdeu em evolução, harmonia. É natural. Não temos que contestar o resultado", disse.

Para piorar, dois integrantes da escola ainda se envolveram num tumulto  no final da apuração. "Essa confusão é de torcedor da escola. A gente não se mete", minimizou Almeida.

Confira a classificação do Grupo de Acesso A:

1 - Renascer de Jacarepaguá

2 - Viradouro
3 - Estácio de Sá
4 - Acadêmicos do Cubango
5 - Acadêmicos de Santa Cruz
6 - Império Serrano
7 - Império da Tijuca
8 - Inocentes de Belford Roxo
9 - Rocinha
10  - Caprichosos de Pilares
11 - Alegria da Zona Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário