domingo, 12 de dezembro de 2010

POBRE BRASIL VERMELHO - DEMOCRACIA CUSTA UM CAFÉ-COM-LEITE.

Lewandowski diz que democracia do Brasil custa "um café-com-leite"

Ministro do STF e presidente do TSE fechou o 2º dia de debates do II Fórum Ibero Americano de Direito.


Uma dissecação sobre a Justiça Eleitoral no Brasil. Pode-se resumir assim a palestra do ministro do STF e presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, que fechou o segundo dia de debates do II Fórum Ibero Americano de Direito, realizado pela OAB-PI em parceria com a Esapi e a UFPI.

Lewandowski não só fez uma trajetória de toda a evolução das eleições no Brasil, das práticas coronelistas da República Velha ao uso da urna eletrônica nos dias atuais, como trouxe números computados no último pleito eleitoral, quando foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

O jurista se orgulha da nossa Justiça Eleitoral e disse que ela é como uma jabuticaba: só existe no Brasil. “Venho de recente viagem à Itália quando comprovamos para os italianos o sucesso de nossa urna eletrônica e o amadurecimento de nossa democracia. Eles ficaram espantados quando comprovei que nossa eleição custa o cerca de R$ 3,60 (três reais e sessenta centavos) por eleitor. Ou seja, nossa democracia custa o preço de um café com leite na padaria”, comparou Lewandowski.

Ricardo também explicou que a Justiça Eleitoral do Brasil é híbrida – integrada por magistrados estaduais e federais, representantes da advocacia, servidores permanentes e mesmo membros da sociedade (no caso dos mesários, por exemplo). Outra característica aduzida por Lewandowski é a sazonalidade: a Justiça Eleitoral só atua na época de eleições.

Para finalizar, o presidente do TSE divulgou números de uma pesquisa de opinião qualitativa, em que 87% dos eleitores brasileiros avaliaram positivamente a Justiça Eleitoral. Com relação ao prestígio da urna eletrônica, cerca de 94% de brasileiros aprovam a ferramenta.
Para finalizar, o ministro do STF emendou: “A Justiça Eleitoral é elemento de pacificação da sociedade brasileira”.

Ricardo Lewandowski foi homenageado com a medalha do mérito judiciário, comenda Grã-Cruz Evandro Lins e Silva, e com placas de reconhecimento pelos serviços prestados, concedidas

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário