sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TRÁFICO EM BARRAS - PIAUÍ.

Crack, maconha, munição para 38 e 380 pegas pela polícia com traficantes em Barras

Postado por Reinaldo Barros Torres.

BARRAS (PI) – Durante os festejos de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Barras, a cidade estava muito movimentada, mas isso não impediu o serviço de busca da única Delegacia de Polícia do Município.

Foram apreendidos 150 papelotes de Crack e maconha, 70 gramas de maconha, 200 reais em dinheiro, três facas, munição de 38 e 380 com cinco indivídous suspeitos de participarem da Quadrilha do Traficante “Carroça”, segundo informações da polícia. Os mesmos foram surpreendidos no Bairro Santinho, onde moram cerca de 5 mil pessoas, através de denuncias anônimas e investigação do delegado Humberto Mácola, que com sua equipe fez  uma emboscada aos marginais em matagal na região do Bairro Santinho.

A população barrense clama por mais proteção, os moradores não conseguem andar sossegados, especialmente à noite, em muitos bairros da cidade. A falta de responsabilidade do Governo do Estado do Piauí para com a segurança pública em Barras é algo revoltante. Nossas autoridades não se manifestam, não reivindicam mais policiais ou a criação de outro distrito policial da região dos bairros Santinho, Palestina e Vila Mão Santa, sendo assim também coresponsáveis por essa situação. Dos políticos que recentemente invadiam Barras a cata de votos, trazendo prá cá suas falsas promessas e enganando nosso povo, ninguém apareceu! Somente andaram por aqui os deputados Fernando Monteiro (que sempre visita Barras e tem se preocupado com nossos problemas e procurado ajudar) e Marden Menezes, além do vice-governador eleito Antônio José Moraes Sousa Filho, mostrando assim  ao menos interesse em uma boa convivência com nossa gente.

Barras tem 45 mil habitantes, apenas 8 policiais entre civis e militares lotados em seu único distrito, viaturas, armamentos e munição sem a qualidade necessária para se combater o crime numa cidade do porte da nossa. A população conta apenas com a boa vontade dos seus bravos policiais que muito têm feito, mesmo com as condições desfavoráveis que lhes são impostas pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Piauí.

“RAIO X’ DA SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA EM BARRAS
Com a chegada do novo delegado concursado, Humberto Mácola, bacharel em  Direito conforme manda a lei, Barras deverá se manter mais tranquila, pois há meses a cidade estava jogada à sorte (…) abandonada que foi pelo Governo Wellington Dias (PT) e tem sido pelo Governo Wilson Martis (PSB) no quesito segurança pública, sem falar na saúde!

Ao chegar, o novo delegado encontrou o prédio da delegacia, segundo sua análise, em bom estado. Ou seja: a  estrutura física do prédio da delegacia está boa, mas  o número de policiais está abaixo do necessário.  Segundo ele, são precisos no mínimo uns 20 policiais militares, 12 civis e de 01 viatura comum e 02 blaises. O armamento está antigo, precisando ser substituido, a maioria da década de 1970.

Hoje a delegacia de Barras conta com 8 policiais, sendo que 2 são civis e 6 militares. À noite a Delegacia só não fecha devido a presença de dois funcionários cedidos pela Prefeitura Municipal. A delegacia precisa de um gabinete, pois o delegado está atendendo em um cartório. Foi perguntado ao novo delegado o que ele espera da população de Barras, o mesmo respondeu que “compreensão e paciência, para que possa desenvolver um bom trabalho e mostrar resultado como vem mostrando deste quando chegou  há mais de um mês”. Sobre a questão dos carros de som com volume alto andando nas ruas, especialmente no período da noite, o delegado se pronunciou dizendo que “essa ação se constitui em crime ambiental, não queremos tirar a diversão de ninguém, só estamos mostrando que o direito de um só vai até onde o do outro começa”.

Com relação ainda a questão de som alto nas ruas durante a noite, o delegado disse “ter encontrado algumas dificuldades, pois na última apreenção, autoridades tentaram intervir na situação”, mas ele disse que foi bem firme ao dizer “que não poderia fazer nada, pois o que foi apreendido seria encaminhado para a Justiça”. O delegado Láercio Lima, que fazia um belíssimo trabalho em nosso Município, foi “colocado prá fora” exatamente por esses tipos de “autoridades” barrenses. A tribunadebarras.com espera que Humberto Mácola não tenha o mesmo destino de Laércio Lima – que fazia, inclusive, um elogiado trabalho preventivo.

A parceria entre Promotoria de Justiça, Juizado, Conselho Tutelar e Delgacia de Polícia Civil, segundo Humberto Mácola, está dando certo, “pois estamos todos trabalhando para diminuir o número de crimes em geral na cidade”. O prefeito Francisco Marques esteve com o  novo delegado se propôs a ajudá-lo no que fosse preciso para que Barras melhore no quesito segurança pública. O delegado Humberto Mácola está diariamente na cidade, atendendo toda a população, quem quiser entrar em contato com a Delegacia de Polícia de Barras é só telefonar para (86) 3242-2300 e pode deixar sua denuncia, pois seu nome, segundo a polícia,  será mantido em segredo.

Tribuna de Barras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário