terça-feira, 18 de janeiro de 2011

POBRE FUTEBOL DO PIAUI.

Federação Piauiense convoca os clubes para uma conversa

No encontro serão trocadas idéias sobre como e quando realizar o Campeonato de 2011

O presidente da FFP, Cesarino Oliveira, convocou os clubes filiados para uma conversa a partir das 17h30 de hoje a respeito do Campeonato Piauiense da temporada. Mesmo com a disputa da presidência ainda no âmbito da justiça, está certa a entidade em dar encaminhamento aos casos pendentes, principalmente em relação ao calendário da temporada.
E não está fácil uma solução para os impasses. Está tudo como nos anos anteriores, quando foram realizadas várias reuniões de dirigentes representando clubes em busca de dinheiro. E agora, onde está o dinheiro ?

Todos os clubes estão de férias desde maio para começo de junho de 2010. Nessa situação é tarefa muíto dificil formar um elenco de 20 a 25 jogadores, partindo do zero. Clube sem uma estrutrura profissional sofre muíto nessas horas.

No Esporte Clube Flamengo não existe diretoria. A justiça suspendeu uma eleição que estava arrumada no clube rubro-negro e até agora não houve uma definição.Quem vai assumir a responsabilidade de formar um grupo de jogadores e uma equipe técnica, sem nenhum suporte finanaceiro ? O River e o Piauí não têm um só jogador sob contrato de trabalho.

Nos clubes de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior,Barras, Picos, Floriano e Oeiras a situação é a mesma, a não ser que as Prefeituras formem os elencos e paguem a conta.  Comercial e Barras estão apenas começando  um trabalho, com vistas à Copa do Brasil, fazendo treinos com times amadores. Em suas estreias, os adversários já estarão com 40 dias de atividades, inclusisve com jogos valendo pontos.

E o Estatuto do Torcedor diz que as regras têm que ser claras, como:

- O regulamento e a tabela da competição devem ser divulgados com 60 dias de antecedência;

- Qualquer torcedor pode apresentar propostas e sugestões num prazo de 10 dias. Depois de avaliadas, o regulamento definitivo deverá ser divulgado 45 dias antes do início da competição;

- O regulamento só poderá ser alterado depois de dois anos de vigência. Neste caso, fica valendo o de 2010?

- A íntegra do regulamento( com data, local e horário) e a escalação dos árbitros devem ser afixados em local vísivel do lado de fora do estádio, junto a todas as entradas.

- As competições têm que ter regras de acesso e descenso e obedecer a critérios técnicos na definição dos participantes. É proibida a participação por convite.

- O calendário anual deve garantir às entidades  esportivas participação em competições por pelo menos dez meses ao ano.

- Todas as informações sobre a competiçãon devem ser divulgadas em site próprio na internet.

E quem cumpre a Legislação Esportiva no futebol piauiense ?


MAIS CLUBES.MAIS CLUBES. MAIS CLUBES

E não faltam os defensores de mais clubes no Campeonato Piauiense de 2011. Tem gente pedindo o Auto Esporte, o Artístico, o Botafogo. Parece brincadeira. Já temos 12, contra 16 do Rio de Janeiro e 20 de São Paulo. Mas querem mais como se futebol profissional fosse uma pelada de ponta de rua. Eles não sabem que todos os jogadores e a comissão técnica têm que ter contratos de trabalho, com salário fixado e pago,encargos sociais, assistência médica, transporte etc.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos as mensagens dirigidas a Carlos Said pela comemoração dos 80 anos, partidas de José Carlos de Sousa "Garotinho", Professor de Educação Física da UESPI, em Floriano e Raimundo Rodrigues, em Brasília, onde mora a 19 anos e acompanha o esporte piauiense através de Cidadeverde.com.

SÃO AS FÉRIAS PAULO NUNES

Informo ao esportista Paulo Nunes que os nossos clubes estão de férias desde o final do Campeonato Piauiense no dia 06.06.2010. Já estamos chegando aos 7 meses. Nesse longo período o Flamengo jogou 3 partidas em Teresina pela Série D e logo foi eliminado, ficando em último lugar.  Barras e Comercial realmente começaram os treinamentos e o River não tem nenhum jogador. Eu faço jornalismo sério e não vou ficar contando lorotas para os torcedores. Quando tivermos futebol, os esportistas terão a cobertura que realmente merecem. Vamos aguardar o final das férias, meu prezado Paulo Nunes.

Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário