terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA BOA IDÉIA - DELEGACIA ELETRÔNICA

Delegacia Eletrônica vai emitir B.O pela internet ainda em 2011

Projeto está no plano de metas da Secretaria de Segurança nos primeiros seis meses do ano.

Entre as metas da Secretarias de Segurança do Piauí para o primeiro semestre de 2011 está a Delegacia Eletrônica. O projeto prevê o registro de ocorrências menores pela internet, com a disponibilização de um B.O. online. A medida visa facilitar a vida do cidadão e diminuir a demanda ds distritos policiais, que poderão trabalhar em casos mais graves. O governo já trabalha na licitação para contratar um servidor de grande capacidade e montar o sistema que integrará as delegacias regionais.

James Guerra, delegado geral da Polícia Civil do Piauí
O delegado geral de Polícia Civil, James Guerra, explica que as pessoas poderão registrar desparecimento de pessoas, abandono do lar, e também perda de documentos e pequenos furtos, incidentes que requerem boletim de ocorrência para emissão de segunda via ou ressarcimento dos itens subtraídos. A Delegacia Eletrônica também funcionará para ocorrências não criminais, como B.O. de acidentes de trânsito para seguradoras de veículos.

James Guerra esclarece que haverá uma certificação digital para que o B.O obtido na internet seja validado para os casos solicitados. Assim, o cidadão não precisará se deslocar até o distrito policial mais próximo.

 "O objetivo da Delegacia Virtual é melhorar o funcionamento do sistema como um todo, além de facilitar para o cidadão, que poderá fazer seu registro de ocorrência sem sair de casa. Por consequência haverá uma melhoria também no atendimento dos casos considerados mais urgentes, aqueles que necessitam da instauração de um inquérito policial", afirma.

Um formulário será disponibilizado na internet. A vítima precisa detalhar o fato, que será conferido por um policial civil. Ele poderá entrar em contato por telefone para checar as informações ou acrescentar algum dado. O acompanhamento do processo também será feito online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário