segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Anvisa perde poder na concessão de patentes de remédios

image

A disputa interna no governo sobre poderes para concessão de patente de medicamento e, por tabela, sobre a política para liberação de genéricos no mercado brasileiro ganhou mais um capítulo este mês, com parecer final da AGU (Advocacia-Geral da União).

O documento, assinado pelo advogado-geral da União, Luís Adams, restringe o poder da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na análise dos pedidos do direito de propriedade intelectual sobre remédios e garante poderes ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Integrantes de organizações não governamentais temem que a decisão dificulte a entrada de versões genéricas de medicamentos no mercado brasileiro. Algo que traria reflexos para consumidores e para o governo, que faz compras públicas para abastecer programas de distribuição gratuita de medicamentos. Por lei, o preço do remédio genérico não deve ultrapassar 65% do que é cobrado pelo produto de marca.

A queda de braço entre Inpi e Anvisa começou há dez anos, quando, por lei, foi determinado que a agência passasse a opinar também nos processos para concessão de patente de remédio. O Inpi considerou a mudança como uma espécie de “intervenção” em seu trabalho. Isso porque a análise da Anvisa, chamada anuência prévia, deveria ser feita depois de todo o processo aprovado no Inpi. Ao longo desses anos, dos 1.596 pedidos aprovados pelo Inpi, 145 foram reprovados pela Anvisa. Em outros 1.161, a anuência prévia foi concedida e, com isso, a patente liberada.

Tacyane Machado
Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário