segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ELEIÇÕES 2010 - LIMINAR.

Câmara decide se acata liminar do STF; No Piauí, PT é prejudicado

Exemplo é Liége Cavalcante, suplente pelo PSB, poderá tomar a vaga do petista Nazareno Fonteles na Câmara.


A Câmara Federal decide nos próximos dias se acata a decisão do Supremo Tribunal Federal de dar posse aos suplentes levando em consideração o partido e não a coligação que elegeu o candidato.

Matérias relacionadas

Liminar do STF renova esperança na posse de Odival e Liége
Odival e Liége vão entrar com ação na Justiça para serem deputados

A decisão será encaminhada ao presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), que encaminhará à Corregedoria, que emitirá um parecer. O corregedor, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), notifica os empossados, que terão cinco dias para protocolar suas defesas. Em decisões anteriores, a Câmara empossou o suplente do partido em substituição ao suplente da coligação que já havia sido empossado.

No Piauí, o principal prejudicado é o PT e o favorecido é seu aliado, o PSB, integrantes da coligação que elegeu o governador Wilson Martins (PSB). Um exemplo é o caso dos suplentes Liége Cavalcante (PSB) e Nazareno Fonteles (PT). Liége é a primeira suplente do PSB, com a saída do deputado Átila Lira (PSB) para assumir a Secretaria de Educação. O primeiro suplente do PT é Nazareno.

Levando-se em conta a coligação, o primeiro suplente é Antonio Neto (PT), o segundo é Liége Cavalcante (PSB) e o terceiro é Luiz Gonzaga Paes Landim (PSB). Este já avisou que, dependendo da decisão, entrará na justiça pelo cargo.

Dependendo da decisão da Câmara, o governador Wilson Martins deverá negociar com os aliados para acomodar a todos no governo.

Leilane Nunes e Elivaldo Barbosa
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário