domingo, 6 de fevereiro de 2011

POBRE PIAUÍ - PESQUISA SOBRE CRACK.

Padilha anuncia pesquisa sobre crack e se impressiona na Fazenda da Paz

Pesquisa será lançada em março para avaliar o estrago das drogas. Ministro promete rever financiamentos.


Acompanhado do governador Wilson Martins (PSB) e outras autoridades, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na tarde deste sábado (5) a Fazenda da Paz, no povoado Cacimba Velha, zona rural de Teresina. Impressionado com a comunidade terapêutica, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, ele prometeu levar a experiência a outros estados, e anunciou para março uma pesquisa nacional sobre o avanço das drogas. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
O trabalho inédito é realizado em parceria com a Fiocruz, e pretende mostrar um raio x do consumo de álcool, crack e outras drogas pelo brasileiro. Padilha afirmou que a pesquisa vai municiar o plano de enfrentamento aos entorpecentes, uma das prioridades do Governo Federal. 

Na Fazenda da Paz, Alexandre Padilha se disse impressionado com o trabalho da entidade. Ele visitou as acomodações dos internos e espaços onde funcionam o Cineterapia, lavanderia, biblioteca e ambulatório. Fez diversos questionamentos ao coordenador da comunidade, Célio Barbosa, em especial sobre as condições para atendimento de depentendes químicos.
Localizada no povoado Cacimba Velha, a Fazenda da Paz conta com 140 internos e 400 na lista de espera. Segundo Célio Barbosa, cada dependente químico custa R$ 880 por mês. Apenas suicidas e esquisofrênicos não são recebidos. Pacientes com distúrbio bipolar passam por uma triagem, com cerca de 30 dias entre avaliações e exames até serem internados.  A comunidade firmou parceria com a secretaria de Educação para os estudos dos que passam por tratamento. 

Desde 1996, 10 mil pessoas foram atendidas na Fazenda da Paz. Cerca de 40% dos internos são recuperados. 
Célio Barbosa aproveitou a visita para entregar ao ministro a Carta do Piauí, feita durante evento em janeiro por presidentes de comunidades terapêuticas de todo o Brasil. Entre os pedidos, a revisão do financiamento para as entidades, que hoje cuidam de 80% dos dependentes químicos do País. Padilha informou que o modelo de destinação dos recursos está sendo reformulado e vai beneficiar entidades como a Fazenda da Paz. 

O ministro da Saúde ganhou de presente uma caixa com cajuína produzida pelos internos. Ele ainda viu um vídeo que mostra o trabalho da Fazenda da Paz. "Estou impressionado. Certamente, esta experiência será levada para o nosso plano de enfrentamento contra as drogas", declarou. 

O prefeito Elmano Férrer, o senador Ciro Nogueira (PP), e a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins (PSB) também acompanharam a visita.

Em seguida, Padilha seguiu para o Hospital Universitário, último compromisso da sua agenda no Piauí. 

Yala Sena (flash da Fazenda da Paz)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário