quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SAÚDE - AIDS

Números de mulheres com AIDS é maior em Parnaíba

image Assistente Social Alice Vitória. Foto: Daniel Santos


Por ser uma doença silenciosa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida AIDS está presente em meio à sociedade ser percebida. Segundo dados do Centro de Testagem e Acolhimento em Parnaíba, o CTA, entre os anos de 2004 e 2009 foram feitos 2.953 exames onde foram encontradas 129 pessoas com o vírus. Atualmente 118 pessoas fazem tratamento em Parnaíba.
 
A assistente social, Alice Vitória, informou que o número de mulheres com vírus da AIDS é maior do que o de homens porque elas procuram fazer o exame com maior freqüência. Quando existem homens que têm a doença e não sabem, nem procuram fazer o teste. Em 2010 foram registrados 17 casos com resultado positivo, sendo cinco homens e 12 mulheres.
 
O teste é gratuito e as mulheres se ficarem gestantes devem fazer o exame para um tratamento precoce se for o caso. O público de maior incidência é entre os 25 e 34 anos. Em Parnaíba há tratamento pelo Serviço Ambulatória Especializado (SAE) que fica na rua Passajarina, 247, bairro Boa Esperança. O telefone é (86) 3323 2008. A prevenção é o remédio mais eficaz.  

Daniel Santos
Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário