quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

POBRE PIAUI - QUEIMADAS.

Jornal da Globo mostra caos no meio ambiente do Piauí

image

O novo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), determinou na semana passada que todos os secretários estaduais deverão apresentar um diagnóstico de suas pastas nos próximos dias. Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira (PCdoB), que foi mantido no cargo, a tarefa ficou mais simples.

É que na noite da última segunda-feira, exatamente 10 dias após reassumir o órgão, mesmo tendo sido o protagonista de grandes escândalos ambientais na gestão anterior, Dalton Macambira foi apontado pelo Jornal da Globo, em matéria de abrangência nacional, de ser o responsável pela destruição das matas nativas do sul do estado, em especial do que resta da Mata Atlântica no Piauí.

Com amplo destaque, o repórter José Raimundo desbravou o submundo da indústria carvoeira e mostrou como o Piauí vem sendo dizimado com autorização oficial de quem deveria proteger a natureza. O escândalo é tão grande que além das autorizações “legais”, os fiscais do IBAMA afirmam que existe a exploração ilegal, o que faz a região se transformar na disneylândia dos grileiros e dos proprietários das carvoarias.

Segundo a reportagem, a região da Serra Vermelha entre os municípios de Curimatá e Morro Cabeça no Tempo – um dos mais pobres do Brasil, virou o epicentro da produção de carvão vegetal do Nordeste, tudo com autorização da Semar. Para isso, Dalton Macambira trouxe para a Semar um ex-funcionário do Ibama com ampla experiência no assunto.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí, se limitou a dizer que não reconhece aquela área como Mata Atlântica, apesar do mapa do IBGE. Pior, confirmou todas as autorizações para desmatamento e a sua intenção em proteger o projeto Energia Verde, da empresa carioca JB Carbon S/A, que tem planos de transformar 78 mil hectares da última floresta do semiárido em carvão.

O caso já foi denunciado no Globo Repórter, nas revistas Terra, Com Ciência Ambiental, Horizonte Geográfico, Terra da Gente, Rolling Stone e mais recentemente na Época e no jornal Correio Braziliense, sem, contundo, “chamar a atenção das autoridades políticas do Piauí para a forma como Macambira gerencia nossos recursos naturais”, disse Dionísio Neto, da Rede Ambiental do Piauí, fazendo um apelo para que o governador Wilson Martins, realize uma auditoria na Semar.

Fonte: Ai5

Nenhum comentário:

Postar um comentário