quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TRANSITO.

Em Parnaíba infrações pequenas são cometidas e poucas notificadas

image Veículo estacionado em local proibido. A sinalização se deve porque a rua é estreita, comprometendo o tráfego. Foto: Daniel Santos


O semáforo vermelho e a faixa de pedestres são lugares de comuns infrações graves. Os condutores sabem disso, mas cometem infrações pequenas e que desconhecem, como poupar a gasolina desligando ou desengrenando o veículo ou seja, a famosa banguela. Isso é infração e pouquíssimos sabem.
 
Se o carro parar por falta de gasolina também o motorista será sujeito à multa porque o veículo deve ser revisado e tão logo consertado no aparecimento de qualquer problema. Giovani Silva Seixas, comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, alertou para  que os condutores observem situações que são infrações cometidas por falta de conhecimento ou até mesmo negligência.
 
Mesmo com a grande quantidade de situações suscetíveis a multas, a realidade é considerada importante para coagir comportamentos errados nas vias. O fato é que o valor das taxas para se manter o veículo em dia é visto como abusivo no Piauí. Bermeval Sousa é motorista há mais de 30 anos e afirma que fora do estado os valores são mais em conta. Antônio Carlos disse que no ceará e no maranhão os valores são menores.
 
O veículo é seu, mas para poder utilizá-lo é preciso pagar taxas e ser multado quando conduzi-lo de forma que não esteja nas determinações do Código Brasileiro de Trânsito que objetiva manter a ordem e a segurança. Por isso Giovani Seixas acrescentou que ao buzinar o toque deve ser breve, nas pontes é proibida qualquer ultrapassagem, bem como desobedecer ordens das autoridades de trânsito também se sujeita a multa. 
 
Aproximadamente 80% dos veículos em Parnaíba são motocicletas e poucos sabem que trafegar sem capacete ou seu a viseira pode ser aplicada a mesma multa. Segundo Giovani é preciso que um agente de trânsito flagre as pequenas infrações para que a medida seja tomada. Ao que parece conduzir um veículo é praticamente uma arte entenda dela para desfrutar do melhor.

Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário