terça-feira, 30 de novembro de 2010

INTERNACIONAL.

Em relatório, EUA se queixam de inclinação antiamericana do Itamaraty

WikiLeaks divulgou mais documentos vazados da diplomacia americana.
Num deles, Nelson Jobim citou existência de tumor no nariz de Evo Morales.

Do G1, em São Paulo
 
Documentos revelados pelo site Wikileaks nesta terça-feira (30) mostram que o governo americano considera o Itamaraty como um adversário, com inclinações antiamericanas.

O então embaixador americano no Brasil Clifford Sobel diz em um dos documentos (leia a íntegra do original, em inglês), que “a atual administração de centro-esquerda tem evitado cuidadosamente uma cooperação próxima em assuntos policiais e militares importantes para nós e tem se mantido à distância na maioria dos assuntos relacionados à segurança”.
 Em outro despacho, ele escreve que “a dificuldade é mais aparente no MRE [Ministério das Relações Exteriores], que tem uma inclinação antiamericana e impede a melhora nas relações entre o Departamento de Defesa e o Ministério de Defesa brasileiro”.

Um dos textos publicados pelo Wikileaks afirma que "o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mantinha uma relação próxima com o antigo embaixador americano Clifford Sobel, que deixou o cargo no começo deste ano - a ponto de confidenciar sua irritação com o Ministério de Relações Exteriores". Em nota, Jobim rejeitou as afirmações atribuídas a ele.

Sobel também diz que o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, tem uma “obsessão” em conseguir um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

Segundo o site, os documentos da embaixada de Brasília fazem parte de um conjunto de 2.855 telegramas da representação americana no Brasil que serão publicados ao longo das próximas semanas.

Tumor em Evo Morales
Outro texto, de janeiro de 2009, relata que Jobin contou a Sobel que o presidente da Bolívia, Evo Morales, teria com um tumor no nariz. A informação teria sido confirmada em uma reunião com o presidente Lula, em La Paz.

O presidente brasileiro teria oferecido tratamento para Evo em São Paulo.
O governo da Bolívia negou a versão e disse que Evo não tem nem teve tumor.

Radicais islâmicos no Brasil
Na véspera, o WikiLeaks havia divulgado relatório em que a diplomacia americana afirma que o Brasil abriga 'genuínos radicais' islâmicos, alguns na região fronteiriça de Foz do Iguaçu (PR) e outros em São Paulo.

InvestigaçãoO governo americano criticou fortemente o vazamento, que qualificou de um "delito grave", mas não questionou a veracidade deles.

O secretário de Justiça, Eric Holder, disse na segunda que já há uma investigação criminal "ativa e em curso" sobre o vazamento e que as autoridades vão processar os responsáveis.

Ele afirmou que a publicação representa "um risco para a segurança nacional" dos EUA.
Desde domingo, os jornais "The New York Times" (EUA), El País (Espanha), Le Monde (França), Die Spiegel (Alemanha) e "The Guardian" (Reino Unido) adiantaram parte de um lote de mais de 250 mil correspondências diplomáticas dos EUA, com informações delicadas, o que vem causando constrangimento em nível internacional.

A investigação criminal é realizada junto ao Departamento de Defesa, para determinar as responsabilidades do vazamento.

"Não posso ainda antecipar resultados, mas a investigação criminal está em andamento", disse Holder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário