quinta-feira, 25 de novembro de 2010

POBRE BRASIL VERMELHO - RIO DE JANEIRO.

Tiroteio na Vila Cruzeiro fecha comércio no subúrbio do Rio

Cerca de 150 homens do Bope estão em megaoperação na favela.
Polícia conta com reforço de blindados da Marinha no local.

Do G1 RJ
 
Tanques da Marinha
Blindados da Marinha auxiliam Bope
(Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Um intenso tiroteio na Vila Cruzeiro fez parte do comércio da região, no subúrbio do Rio, fechar as portas na tarde desta quinta-feira (25).

"Essa operação não é de entrada ou saída. Vamos dominar e prender os criminosos", afirmou o coronel da PM, Álvaro Garcia.  Segundo ele, serviços de inteligência da polícia indentificou que muitos marginais estão na Vila Cruzeiro porque saíram de comunidade que foram pacificadas.

Os veículos blindados da Marinha que reforçam as equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) vão servir apenas para o transporte de policiais na megaoperação que acontece nesta quinta-feira (25), na Vila Cruzeiro. Policiais já começaram a desembarcar na comunidade.

Segundo a polícia, pelo menos 150 policiais do Bope estão no local e os fuzileiros não vão atuar no combate direto.  Na quarta-feira, um caveirão teve três pneus furados em uma barricada do tráfico.

"É a primeira vez que ao Bope utiliza este tipo de força em uma operação no Rio", afirmou o comandante do Bope  Paulo Henrique Moraes.
Tanques da Marinha
São cerca de 150 policiais do Bope na operação
(Foto: Henrique Porto e Thamine Leta/G1)
 
Mais cedo, quatro homens em duas motocicletas tentaram utilizar um caminhão de lixo para bloquear a passagem na Rua Tenente Luís Dorneles, na entrada do Grotão, na Vila Cruzeiro. Segundo a Comlurb, os bandidos teriam ordenado que o motorista permanecesse no local bloqueando o acesso à comunidade. Ainda de acordo com a empresa, depois de dar a ordem, eles teriam deixado o local e o motorista ligou o caminhão e fugiu.

Escolas e avenida fechadas
Sete escolas e uma creche foram fechadas na manhã desta quinta-feira (24) na Vila Cruzeiro, na Penha no subúrbio do Rio. A Avenida Brás de Pina está fechada na altura do Hospital Getúlio Vargas, próximo ao local.

Das unidades de educação, apenas uma é estadual. No entanto, segundo a Secretaria estadual de Educação, outras três escolas estaduais estão  fechadas por conta da onda de violência, em Manguinhos, Madureira e Bonsucesso. Só no município, são mais de 12 mil alunos sem aulas.
Hospital tem emergência reforçadaA Secretaria estadual de Saúde informou que reforçou o atendimento nesta quinta-feira (25) na emergência do Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio. Médicos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para a unidade para atender os possíveis feridos da operação policial na Vila Cruzeiro, no mesmo bairro.

Segundo a secretaria, desde a última quarta-feira (24), 21 pessoas que estariam na comunidade durante o confronto entre a polícia e os criminosos chegaram feridas ao hospital. Dessas, quatro morreram e três continuam internadas na unidade.

Além dessas vítimas, a Polícia Militar confirma 23 mortos em operações na cidade desde segunda-feira (22)

Ataques desta quinta-feira (25)
Bombeiros foram acionados na manhã desta quinta-feira (25) para conter as chamas de um ônibus na Rua Caxambu, perto da estação do metrô de Irajá, e de outro na Rua Guiraréia, ambas no bairro de Rocha Miranda, no subúrbio do Rio. Eles chegaram a confirmar os dois veículos incendiados, mas, ao chegarem à Rua Guiraréia, os bombeiros encontraram apenas pneus em chamas, e não um ônibus.

Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) ainda não confirmaram se os incêndios foram criminosos ou não. Não há informações sobre vítimas.

Nesta madrugada, foram outros 4 ataques em diferentes pontos do estado e deixaram uma pessoa ferida, totalizando 5 veículos incendiados nesta quinta (25). Segundo a Polícia Militar, os ataques foram registrados na Penha, no subúrbio; em Mesquita, na Baixada Fluminense; em Laranjeiras, Zona Sul; e na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Desde segunda-feira (22), já foram registrados 42 incêndios em carros, vans, ônibus e caminhões.
Ônibus incendiado
Bombeiro tenta conter as chamas do ônibus na rua Caxambu nesta quinta (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário