quarta-feira, 24 de novembro de 2010

POLICIAL - POBRE PIAUI VERMELHO.

Teresina teve 63 desaparecimentos de menores em 6 meses

Números são da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. São 23 casos de fugas do lar.

O que pode fazer um jovem fugir de casa? Segundo a polícia, aliciamento por parte de pessoas mais velhas e conflitos dentro de casa. Em Teresina o caso é mais comum do que parece. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), registrou nos 23 fugas do lar e 40 desaparecimento de menores na capital do Piauí. 

Segundo o chefe de investigação da DPCA, Nilton César, os menores de idade começam a “sumir” de casa aos 10 anos e o fato atinge a todas as classes sociais. “Se engana quem pensa que a fuga de casa acontece só com as pessoas de baixa renda. Isso ocorre também com a classe média e os ricos”, afirma.
 
O policial acrescenta que a maioria dos registros de desaparecimento são, na verdade, rápidas fugas, causadas por conflitos em família, aliciamento por jovens mais velhos para consumo de droga, prática de delitos ou de caráter sexual.
 
“Às vezes a mãe chega aqui desesperada dizendo que o filho desapareceu. Mas na verdade, pode ter acontecido alguma discussão com os pais por conta de alguma coisa que ele foi contrariado, uma viagem, uma roupa, celular que ele queria. Ou também porque ele foi aliciado por pessoas mais velhas para realizar pequenos roubos, ou sexo ou mesmo para consumir drogas”, descreve Nilton César.
 
O chefe de investigação diz que em cerca de 80% das vezes, os menores retornam para casa em até dois dias “quando a fome aperta”. “Só no restante é que demora mais, cerca de uma semana, dez dias. O caso que mais demorou foi o daqueles jovens que foram para Fortaleza”, declara, referindo-se ao caso de três jovens, o universitário Bruno, e os adolescentes Lucas e Joyce viajaram para Fortaleza sem comunicar aos pais, causando comoção em Teresina.
 
Escapar
Gilson André de Sousa Martins, 16 anos; Mauro Antonio Pereira da Silva, 17 anos; Valdomiro Diógenes da Silva, 15 anos, e Alain Delon de Sousa. Estes quatro adolescentes também possuem uma histórico e fuga, só que um pouco diferente. “Temos informações de que o Gilson teria fugido de casa para praticar pequenos furtos. Os outros três estavam em abrigos e fugiram do local, mas nós estamos à procura deles”, finaliza o chefe de investigação da DPCA.

Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário