sexta-feira, 26 de novembro de 2010

POBRE BRASIL VERMELHO - RIO DE JANEIRO - HOSPITAL DO TRÁFICO

Polícia descobre hospital do tráfico na Vila Cruzeiro

Fumaça levou bombeiros para interior da Vila Cruzeiro.
Polícia Federal e mais homens do Bope reforçam ocupação.

Thamine Leta e Bernardo Tabak Do G1 RJ
A polícia descobriu um hospital do tráfico dentro da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, um dia depois da ocupação da favela, numa localidade conhecida como Vacaria. Policiais federais auxiliam no patrulhamento tanto no local quanto no entorno do Conjunto de favelas do Alemão, também na Zona Norte, na manhã desta sexta-feira (26).

Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.

Desde domingo, o Rio vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade. Fontes do governo do Rio confirmaram uma quinta UPP na Vila Cruzeiro.

Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques: foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado na noite de quinta (25), a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados por criminosos desde o início dos ataques, no domingo (21). Entre presos e detidos há 188 pessoas.

DISQUE-DENÚNCIA: O Disque-Denúncia recebeu 42 ligações com informações sobre a Vila Cruzeiro até as 11 horas desta sexta, informou o coordenador do serviço, Zeca Borges. Na noite de quinta, o Disque-Denúncia bateu o recorde de ligações sobre um mesmo assunto com 1.001 chamados até as as 22h30.

FERIDOS INTERNADOS - A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que seis pessoas continuam internadas nesta sexta, no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, vindos de confrontos na Vila Cruzeiro.

ESPAÇO AÉREO FECHADO - O espaço aéreo da Zona Norte do Rio foi fechado por pedido da polícia.

MOTOS ENCONTRADAS - Agentes informaram ter encontrado um corpo e mais de 60 motocicletas no alto da Vila Cruzeiro em buscas nesta sexta. Segundo a polícia, são motos potentes e sem placas de identificação.

CASA INCENDIADA - Uma forte fumaça no local levou bombeiros ao interior da comunidade. Autoridades confirmaram que uma casa pegou fogo.

COMBOIO - Por volta das 9h, um comboio de mais de dez carros da Polícia Federal e outros pelo menos oito do Bope subiram a favela para reforçar os cerca de 100 homens que passaram a noite no local.
A Escola Municipal Brant Horta está sem aulas nesta sexta
A Escola Municipal Brant Horta está sem aulas
nesta sexta (Foto: Bernando Tabak / G1)
ESCOLAS FECHADAS - As escolas da região da Penha estão sem aulas nesta sexta. Muitos alunos ainda tentaram ir às aulas, mas receberam a orientação de voltar para casa. De acordo com uma professora de um colégio municipal, que preferiu não se identificar, “muitas mães já ligaram informando que não iam mandar os filhos para a escola”.

'ACOSTUMADOS' - No entorno do Alemão, mesmo após as cenas da fuga de mais de cem criminosos para a região, alguns moradores negam estar amedrontados e dizem já estar acostumados com a violência. "É rotina, é normal", disse a proprietária de um bar. "Eu não vi nada, mas nem precisa, vivemos isso todo dia", contou outra comerciante.
 BLINDADOS - Segundo o comandante do Bope Paulo Henrique Moraes, que participou da megaoperação na quinta de dentro de um dos blindados, as armas dos blindados da Marinha não devem ser usadas nas ações na Vila Cruzeiro nesta sexta. "Não é uma operação de guerra comum porque há muitos moradores. [É preciso] usar [as armas] de maneira criteriosa porque ali vivem cidadãos de bem e trabalhamos pelo menor número de feridos possível”. Veja no vídeo ao lado entrevista ao "Bom Dia Brasil".

MADRUGADA - Pelo menos cinco ataques foram registrados na madrugada na região metropolitana do Rio. De acordo com os policiais, um Siena foi incendiado na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PM informou ainda que o ataque ocorreu fora da comunidade da Chatuba. Outros quatro ataques foram registrados na madrugada desta sexta em diferentes pontos do estado: Via Dutra, Avenida Brasil, Ipanema e São Gonçalo.

GALERIA DE FOTOS - Confira seleção de imagens das operações policiais e dos ataques no Rio desde o último domingo.

MILITARES - Na noite de quinta, o Ministério da Defesa informou, que, a pedido do governo do Rio de Janeiro, serão enviados 800 militares do Exército para auxiliar a polícia local no combate à onda de violência na capital do estado e em cidades vizinhas.
Oficial durante ação na Vila Cruzeiro
Oficial durante ação na Vila Cruzeiro (Foto: Pablo
Jacob / Agência O Globo)
MEGAOPERAÇÃO - Na quinta-feira (25), as polícias Militar e Civil realizam uma megaoperação na comunidade para prender criminosos que, segundo serviços de inteligência, deixaram comunidades pacificadas pelas chamadas UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora. A ação da polícia foi liderada pelo Bope, que contou com pelo menos 150 homens e com o apoio da Marinha, que cedeu inicialmente seis blindados. Uma hora depois do início da operação 200 policiais civis e mais três blindados da Marinha e quatro caveirões do Bope chegaram para dar reforço à ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário