sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ELEIÇÕES 2010 - PEDIDO DE CASSAÇÃO.

Mão Santa vai pessoalmente ao TRE e pede a cassação de Ciro Nogueira

Senador derrotado acusa senador eleito de ser beneficiado por convênios irregulares com prefeituras do interior.

O senador Mão Santa (PSC) foi no início da tarde desta sexta-feira (7) ao Tribunal Regional Eleitoral - TRE/PI -, onde ingressou com ação de investigação de mandato eletivo pedindo a cassação de Ciro Nogueira (PP). O deputado federal eleito senador é acusado por abuso de poder econômico e captação ilítica de sufrágio. O ex-ministro de Lula, Alexandre Padilha, também é denunciado por supostamente alavancar a candidatura do piauiense.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
"Não denuncio. Eu estou dando a minha contribuição. [...] Democracia é um patrimônio que eu acho mais importante da história do mundo [...] não é roubalheira, não é sem-vergonhice, não é corrupção. Democracia é liberdade vinculada ao Estado Democrático de Direito", disse Mão Santa, no setor de protocolo do TRE, em entrevista ao vivo para a TV Cidade Verde, dentro do Jornal do Piauí.
O senador, que deixará o cargo em fevereiro, acusa Ciro Nogueira de ter sido beneficiado irregularmente. "Só aqui eu catalogo agora 37 convênios ilegais, ilegítimos e imorais. Vou dar um exemplo: o convênio foi assinado no dia 27 de setembro, assinado, publicado, e no dia 27 sai o dinheiro [...] É como no jogo de futebol fazer gol de mão, 'offside'", declarou. 

Com documentos da Polícia Federal, Ministério Púlico e Tribunal de Justiça, Mão Santa questiona convênios de várias prefeituras com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para transporte escolar, assinados em julho de 2010. 

Os municípios listados são: Altos, Alvorada do Gurgueia, Aroazes, Conceição do Canindé, Bom Jesus, Cocal, Corrente, Ipiranga, Joaquim Pires, Júlio Borges, José de Freitas, Guadalupe, Monsenhor Gil, Lagoa do Sítio, Parnaguá, Piripiri, Picos, São Raimundo Nonato e Simplício Mendes.
Mão Santa disse já ter ajuda prometida para defender seu dossiê em Brasília/DF. O também senador derrotado Arthur Virgílio (PSDB/AM) teria impetrado recurso semelhante e já faz as contas para recursos no Tribunal Superior Eleitoral - TSE.  

Questionado sobre a chance de ser processado por litigância de má fé por Ciro Nogueira, o senador reagiu: "Nunca fugi de processo".

Ciro Nogueira foi o segundo candidato a senador mais votado em outubro, com 695.875, bem distante dos principais concorrentes Mão Santa, com 433.690, Heráclito Fortes (DEM), que obteve 424.350, e Antônio José Medeiros (PT), quinto colocado com 412.185. Wellington Dias (PT) foi o campeão com 997.513.

Yala Sena e Elivaldo Barbosa (flash do TRE)
Fábio Lima (Da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário