quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CELEBRIDADES.

Corinne Bailey Rae supera luto e mostra no Brasil nova fase romântica

Após CD dedicado a marido morto, ela lança EP com covers sobre o amor.
Cantora de soul se apresenta nesta quinta-feira em SP e, sábado, no Rio.

Gustavo Miller Do G1, em São Paulo
 
Essa é a primeira passagem de Corinne Bailey Rae no BrasilEssa é a primeira passagem de Corinne Bailey Rae
no Brasil (Foto: Divulgação)
 
Há quatro anos, Corinne Bailey tinha o seu disco de estreia no primeiro lugar das paradas britânicas graças a um hit certeiro, que sugeria para uma garota qualquer colocar seus discos para tocar e soltar seus cabelos, pois, assim, “iria se encontrar em algum lugar, de alguma maneira”.

Hoje, a cantora britânica de 31 anos segue o conselho que um dia escreveu. No show que fará nesta quinta-feira (4) em São Paulo e, sábado (6), no Rio, ela irá mostrar aos brasileiros um pouco de “The Love”, um EP que como o nome denuncia representa uma guinada em sua vida desde o lançamento do elogiado “The sea”, seu segundo e melancólico disco dedicado ao marido recém-falecido.

“Eu fiquei muito feliz com o sucesso [do primeiro álbum], pois me deu uma liberdade maior para tentar algo diferente. Eu tive confiança em meu próprio trabalho, não me preocupei se ele seria comercial ou não”, diz sobre “The sea”, em entrevista ao G1 por telefone.

Corinne, na entrevista, mostra que "pôs os discos para tocar". Apesar de se mostrar séria e de rir poucas vezes, revela que está compondo novas músicas apenas por fazer aquilo que ama. “Amo músicas antigas, de filmes antigos, com orquestras antigas. Pode ser ‘Georgia on my mind’ ou ‘What’s going on’, mas também ‘Live forever’, canção de coro de igreja ou um remix incrível. Daí tento passar uma história de acordo com o humor que tenho. Eu me sinto uma escritora”, comenta.

Mas antes de apresentar um disco de inéditas, Corinne lançará em breve “The love EP”, que traz covers que vão de Bob Marley (“Is this love”) a Doris Day (“Que sera sera”), de Prince (“I wanna be your lover”) a Paul McCartney (“My love”). A cantora desconstruiu cada uma das faixas escolhidas, deixando-as com arranjos mais... “preguiçosos”. “Queria que ele soasse como o ‘Voodoo’, do D’Angello, em que tudo tinha um jeito mais ‘atrasado’. Isso me influenciou. E também gravei o disco porque eu gosto de trabalhar”, brinca.

“Eu gosto de covers, gosto de ver arranjos diferentes e de leituras novas. Todas as músicas para o álbum que escolhi têm um sentido especial para mim. ‘My love’, do Paul McCartney,escutei durante um prêmio que ele recebeu na Casa Branca. Uma orquestra de cordas a tocou e a melodia era tão linda... Depois vi ele lá com Stevie Wonder e a amizade deles é tão bonita que, no outro dia, eu não tirava a música da cabeça, pensando em como seria o máximo se ela ganhasse a influência harmônica do Stevie”, continua.
Corinne Bailey RaeCantora inglesa, dos hits 'Like a star' e 'Trouble sleeping',  promete shows com muitas surpresas (Foto: AFP)
Tema de novelas

No Brasil, Corinne ganhou fama após ter várias de suas músicas, como “Put your records on” e “Like a star”, inseridas em trilhas sonoras de novelas. Ver suas composições nas telas da TV ou do cinema, aliás, é uma característica do trabalho de Corinne: no filme “Vênus”, com Peter O’Toole, há seis faixas dela.

“Eu acho muito bacana, é uma ótima maneira de descobrirem a minha música. Quando você faz um álbum você sabe para quais lugares ele vai, mas quando algo assim acontece não. Também gosto de ver como uma música minha pode ser reinterpretada nas telas. Minhas músicas são muito pessoais, as pessoas podem aplicá-las à sua vida e sentir algo especial, quem sabe”, acredita.
Sobre os shows no país, ela promete tocar todas as canções que o público pedir. A cantora se diz fã de bossa-nova e elogia a oportunidade de se apresentar por aqui, “um país musical”, segundo suas palavras.

Ao ouvir que sua apresentação em São Paulo seria no mesmo dia da do furacão pop Black Eyed Peas, Corinne não se mostrou intimidada diante da (possível) perda de público e entrou na brincadeira de vender seu peixe, a pedido da reportagem.

“Bem, esta é a minha primeira vez no Brasil e as pessoas terão uma bela oportunidade de ouvir a minha música de fato. O show inteiro é realmente ao vivo, é muito bonito. Ele é mais pop, alto, divertido, há vários momentos íntimos entre as músicas, o que lhe fará se sentir mais envolvido com a música. E cada vez que tocamos nos sentimos diferentes, sempre há surpresas! Prometo que será um bom show”.

Corinne Bailey Rae no Brasil

 
São Paulo
Quando:
4 de novembro
Onde: Via Funchal  (Rua Funchal, 65, Vila Olímpia)
Quanto: De R$ 150 a R$ 600
Informações:  (11) 2144-5444 ou http://www.viafunchal.com.br/

Rio de Janeiro
Quando:
6 de novembro
Onde: HSBC Arena (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca)
Quanto: De R$ 200 a R$ 480
Informações: 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário