sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RELÍQUIAS HISTÓRICAS.

Prefeitura de Parnaíba e Iphan investem na restauração de prédios históricos.

image

A secretária municipal de cultura, Fátima Carmino, visitou imóveis históricos que estão sendo restaurados como Estação Ferroviária de Floriópolis, no bairro Catanduvas e a Casa Grande, no centro da cidade. Segundo a restauradora Juliana Fabrino o trabalho de restauração da Estação de Floriópolis deverá ser feita em duas etapas: a primeira foi feita por uma equipe que tratou da restauração arquitetônica e a última é a de acabamento. “Uma das nossas dificuldades tem sido combater a presença de fungos no imóvel”, afirma Juliana. Quanto ao prazo de conclusão dos serviços, a expectativa é de 45 dias.

A restauração da Casa Grande de Simplício Dias tem a previsão de ser concluída em 10 meses. Na Casa Grande funcionará um Museu, uma sede do Iphan em Parnaíba, duas salas de café e Centro Cultural. A restauração da Casa Grande é resultado do decreto municipal Nº 701/2007, que declarou de utilidade pública para fins de desapropriação, assinado pelo prefeito José Hamilton. A ação de desapropriação foi emitida no dia 28 de fevereiro de 2008, com valor discutido através de processo judicial, em torno de R$ 98.388,16 oriundos dos recursos próprios do município.

Para que o prédio tenha todas as suas características resgatadas e preservadas, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) está investindo R$ 951.611,37. Fátima Carmino disse que o município, em parceria com o Iphan, está resgatando valores históricos de Parnaíba. “Não podemos também esquecer, das lutas de nossos historiadores, pesquisadores e estudantes em prol da conservação e preservação desses imóveis. O município só tem a ganhar, quando toma medidas como estas”, finalizou a secretária.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário