terça-feira, 26 de abril de 2011

Após temporal, previsão é de chuva moderada nesta manhã no Rio

Capital está em estágio de atenção nesta terça-feira após alagamentos.
Segundo o Alerta Rio, maior incidência de chuvas foi na Tijuca.

Do G1 RJ
 O Rio de Janeiro foi atingido na noite de segunda-feira (25) e na madrugada desta terça-feira (26) por um temporal que afetou principalmente a Zona Norte da capital fluminense. Os bombeiros informaram ter resgatado um corpo nas imediações da Praça da Bandeira. Além de ter alagado bairros, as chuvas causaram a interdição da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá por causa do deslizamento de uma pedra. A previsão é de mais chuva nesta manhã.

Após o temporal, a cidade entrou em estágio de atenção, de acordo com boletins do Alerta Rio. Segundo o órgão, há a possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte na manhã desta terça-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que  a previsão é de tempo parcialmente nublado, passando a nublado, mas com pancadas de chuvas isoladas.

O Alerta Rio informa que a chuva forte que atingiu a capital na noite de segunda-feira (25) e na madrugada de terça-feira (26) acumulou 274 mm, em um período de nove horas,  apenas na estação pluviométrica Tijuca/Muda. A mesma estação registrou, às 21h de segunda, o terceiro maior pico de chuva desde a criação do Alerta Rio, em 1997, com um acúmulo de 99,6 mm de chuva por hora.

As estações pluviométricas com maior incidência de chuva nas últimas 24h foram: Tijuca/Muda (274,2 mm), Tijuca (218,2 mm) e Grajaú (185,0 mm), na Zona Norte.

Risco de escorregamento
O Centro de Operações informa que a probabilidade de escorregamento é muito alta nas encostas da região da Grande Tijuca, Andaraí, Lins, Grajaú, Rio Comprido e Alto da Boa Vista. A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco se dirijam a pontos de apoio em locais seguros e permaneçam lá até a chuva parar.

A Defesa Civil do Rio registrou quatro deslizamentos de terra na noite desta segunda em favelas da Zona Norte, durante a chuva forte que atingiu a cidade. Segundo o Centro de Operação da Prefeitura do Rio, os deslizamentos aconteceram nas comunidades JK, Borel, Andaraí e Chacrinha. Não houve vítimas.

 Pedidos de ajuda
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Defesa Civil recebeu 78 chamados entre 19h de segunda-feira e 04h30 desta terça-feira. Devido ao risco de novos desabamentos, as sirenes de alerta instaladas nas áreas próximas a encostas foram acionadas em nove morros.

O prefeito Eduardo Paes acompanhou os trabalhos das equipes da Defesa Civil no Centro de Operações, na Cidade Nova, no Centro. Paes pediu paciência aos moradores e alertou para que as pessoas evitem se deslocar durante o temporal. Ele também prometeu obras na Praça da Bandeira, região onde houve alagamentos, em até três anos.

Descarga elétrica
Ainda na Tijuca, uma mulher foi atingida por uma descarga elétrica na Rua Conde de Bonfim. Bombeiros do quartel da Tijuca foram acionados para o local. De acordo com a corporação, a mulher foi levada para o Hospital do Andaraí, também na Zona Norte. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. A polícia ainda apura as causas do acidente.
Pedra interrompe tráfego em estrada (Foto: Reprodução/TV Globo)
Pedra fecha tráfego em estrada; técnicos trabalham na desobstrução (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário