sábado, 23 de abril de 2011

FÉ.

Encenação da Paixão de Cristo no Bairro Santo Antônio/Iguatu


Iguatu terá  sua encenação da Via Sacra e acontecerá nesta sexta-feira, 22, no Bairro Santo Antônio. A partir das 19h mais de 20 pessoas estarão levando aos visitantes a mensagem dos últimos momentos de Jesus Cristo na terra.
““O objetivo é um só: valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento, ele esteve entre nós e nos enviou esta mensagem”, disse Cláudia Correia coordenadora Paroquial do Bairro.

Eriton Araújo, missionário e catequista do Bairro falou sobre os preparativos da encenação, “ serão momentos emocionantes, onde a própria comunidade apresentará as dores do nosso Deus enquanto esteve presente entre nós. Todos que participarão ensaiaram dezenas de vezes para fazer o melhor neste dia, esperamos contar com a participação da família iguatuense em nosso Bairro” afirmou para a reportagem do site Iguatu.net.

Surgimento da Via Sacra
A descrição do martírio de Cristo por meio de imagens surgiu durante a Idade Média, quando a catequese se dirigia, em grande parte, aos analfabetos. Para que os fiéis que não sabiam ler compreendessem a plenitude de significados da vida do messias, a Igreja decidiu apresentá-la de forma visual. Esses quadros ou estações, como são chamados contam a trajetória de Jesus desde o martírio em que foi condenado por Pilatos até o calvário.

Aparecem em sequência: a condenação, Jesus carregando a cruz, o encontro com Maria, a ajuda que recebeu de Simão Cirineu, as três vezes em que caiu, o consolo às mulheres de Israel, a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto, o momento em que foi despido, sua crucificação, morte, a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

Diferentemente das demais estações, contudo, as que retratam as quedas e o encontro com Verônica não estão relatados nos Evangelhos, foram eventos agregados à história graças ao folclore popular e, daí, perpetuou-se.

Na verdade, o número de cenas variou muito até que, no século 18, a Igreja determinou quais seriam as 14 que comporiam a Via Sacra. Os responsáveis pela lista foram os papas Bento XlV e Clemente XlI. Somente dois séculos depois, o Vaticano incluiu a 15ª estação. O mistério da fé cristã é a ressurreição. Por isso, a última estação foi incluída para simbolizar que a morte não é o fim de tudo.

Iguatú.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário