domingo, 17 de abril de 2011

POBRE PIAUI - AMEAÇA DE INVASÃO.

Familiares de presos ameaçam invadir Penitenciária de Parnaíba.

image Foto: Tacyane Machado - Portal Costa Norte

Os agentes que trabalham nas penitenciárias do Piauí, podem ser considerados herois, pois trabalham sem nenhuma segurança e estrutura

Na manhã de hoje (17), familiares de detentos que chegaram para a visita na Penitenciária Mista Fontes Ibiapina, ameaçaram invadir o presídio em forma de manifestação, pois não puderam adentrar o local.

Segundo, Alex Damasceno, do SINPOLJUSPI (Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí), a ação é uma das formas de sensibilizar o governo do estado, para que este tome providências em curto espaço de tempo para a mudança do sistema.
AGENTE1_135962638.jpg
Alex Damasceno,representante do SINPOLJUSPI
Na sexta-feira, o repórter Tiago Mendes da TV Costa Norte, esteve na penitenciária, quando houve o início da manifestação, e pôde confirmar as falhas no que diz respeito às questões de trabalho.
 
Ainda de acordo com Alex Damasceno, as famílias reivindicam um direito delas, que é o de visita. Este ressalta que os agentes estão cumprindo os 30% de serviços essenciais fornecidos aos presos como: banho de sol, alimentação, atendimento de urgência, alvará de soltura, entrega de medicamentos, entre outras coisas. Ele diz que foi proposto para as famílias, que a visita deste final  de semana será reposta em outra oportunidade.
AGENTE5_309769649.jpg
A penitenciária de Parnaíba tem capacidade para 185 presos e tem 270 detentos, dificultando a ressocialização teoricamente proposta, pois o governo do estado não cumpre o que é de sua obrigação.  O movimento busca melhoria do sistema, a integração dos agentes penitenciários concursados e também para que os detentos tenham a assistência necessária. Os agentes que trabalham nas penitenciárias do Piauí, podem ser considerados herois, pois trabalham sem nenhuma segurança e estrutura, afirma o Alex do SINPOLJUSPI.

Do outro lado, a família de detentos, revoltada por não poder realizar a visita. Elizana, esposa de um detento, diz que, as condições e tratamento para com os detentos são as piores possíveis. Disse também, que os presos não são assistidos pelo sistema penitenciário.
AGENTE2_183423363.jpg
AGENTE3_912927745.jpg
AGENTE4_472354508.jpg
Familiar de um dos detentos

Fotos: Tacyane Machado/ Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário