segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOTICIAS INTERNACIONAIS - COSTA DO MARFIM

Detido pela oposição, Gbagbo pede fim de combates na Costa do Marfim

Presidente recusava-se a ceder poder ao rival eleito Alassane Ouattara.
Ele foi preso em casa por forças da oposição, apoiadas por França e ONU.

Do G1, com agências internacionais
 
O presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, pediu na noite desta segunda-feira (11) na TV local que as tropas leais a ele deponham as armas, depois de semanas de combates em Abidjan, principal cidade do país.

Gbagbo fez uma breve aparição no canal TCI, alinhado com a oposição. "Peço que os combates terminem", disse.

Gbagbo está detido, sob custódia das forças oposicionistas leais ao presidente eleito Alassane Ouattara, que tenta assumir o poder. Ele foi preso nesta segunda em sua casa em Abidjan, onde estava sitiado, recusando-se a entregar o poder.

A prisão foi feita por forças pró-Ouattara e teve o apoio de tropas francesas e da ONU que atuam no país e legitimam a eleição do oposicionista.

Gbagbo e a esposa foram levados ao hotel que serve de QG à oposição. Imagens dele foram mostradas na TV local.

"O pesadelo da Costa do Marfim chegou ao fim", afirmou ex-líder rebelde que assumiu o posto de primeiro-ministro Guillaume Soro, ao confirmar que as forças de Ouattara capturaram o presidente derrotado na eleição de novembro.
Laurent Gbagbo é visto após sua prisão, nesta segunda-feira (11) no Golf Hotel, sede da oposição, em Abidjan. (Foto: AP)
Laurent Gbagbo é visto após sua prisão, nesta segunda-feira (11) no Golf Hotel, sede da oposição, em Abidjan. (Foto: AP)
mapa da costa do marfim (Foto: Arte/G1)
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, deu um longo telefonema para Ouattara, após a detenção de Gbagbo.

No poder desde o ano 2000, Gbagbo, derrotado nas urnas em novembro pelo histórico rival Ouattara, foi detido após vários dias de confrontos violentos entre as tropas leais a ambos, que deixaram muitos mortos no país.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário