segunda-feira, 18 de abril de 2011

MASSACRE NO RIO DE JANEIRO - REALENGO

Escola de Realengo vai ganhar postos médico e psicológico permanentes

Secretária se reuniu com professores para ouvir reivindicação dos pais.
Dos mil alunos, 17 pediram transferência da Escola Tasso da Silveira.

Carolina Lauriano Do G1 RJ
A secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin, vai criar uma sala de pronto atendimento médico - com enfermeiro e serviços de primeiros socorros - e outra de atendimento psicológico permanentes na Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, onde no último dia 7 um ex-aluno assassinou 12 estudantes. A secretária se reuniu na manhã desta segunda-feira (18) com os professores para ouvir e atender a reivindicação dos pais dos alunos.

Além disso, a secretária se comprometeu a pedir para que dois inspetores da Guarda Municipal auxiliem na segurança da escola. Ela enfatizou ainda que vai incluir a unidade no programa Saúde nas Escolas, que oferece serviços de atendimento dentário e oftalmológico para os alunos. Também serão incrementados programas que garantam mais atividades de artes, esportes e de reforço escolar.

Pedido de transferência
Cláudia Costin disse ainda que do universo de mil alunos, 17 pediram transferência para outra escola. Ela disse ainda que recebeu informações de que dois professores que estavam fora da unidade desde antes da tragédia pediram para retornar à escola. A grade de horários de aulas regulares só deverá voltar ao normal dentro de três semanas.

"Hoje estamos abrindo a escola para permitir certa catarse, para permitir que os jovens contem suas histórias e tenham percepção de toda essa história num ambiente protegido", disse a secretária, lembrando que na tarde desta segunda-feira (18) retornam à escola cerca de 400 alunos do 9º ano, que não tiveram contato direto com o atirador.

Os alunos vão ser recepcionados por psicólogos e alunos da Escola Nicarágua, que fica perto,  para atividades culturais e de atendimento psicoterápico.

Quatro alunos ainda estão internados
Quatro alunos da Tasso da Silveira, feridos durante o ataque do ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, permanecem internados. De acordo com informações da Secretaria estadual de Saúde, dois alunos ainda estão no CTI pediátrico dos hospitais.

Uma das vítimas, de 14 anos, vem se recuperando bem na enfermaria do Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Outro aluno, de 13 anos, está estável, em observação permanente no pós-operatório da neurocirurgia do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Já a estudante de 13 anos, que também está no Hospital Adão Pereira Nunes, permanece no CTI, sob observação rigorosa, com quadro estável, mas que ainda inspira cuidados. O estudante que segue no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também está estável, mas no CTI. Não há previsão de alta para nenhum dos alunos.

Escola pintada
Na manhã do último sábado (16), cerca de 50 ex-alunos e voluntários se reuniram para pintar de branco o muro da escola. A iniciativa partiu do projeto “Mãos que Ajudam”, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que conseguiu recursos junto à prefeitura para comprar a tinta, pincel e lanche para os voluntários. A parte interna da escola também será pintada, com cores vivas, por profissionais voluntários do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário