domingo, 16 de janeiro de 2011

CHUVAS NO RIO.

Cinegrafista flagra momento em que amigo é resgatado no Rio de Janeiro

Imagens foram feitas pelo jornalista Luciano Zimbrão.
Marcelo Fonseca foi soterrado por mais de quatro metros de terra.

Do Fantástico
 
Um barulho foi ouvido nos escombros. Começa a escavação. Debaixo de quatro metros de terra, surge uma cabeça. Vem a surpresa: o homem está respirando. “O braço saiu. “Marcelinho nasceu de novo”, comemoraram os bombeiros.

Veja o site do Fantástico
As imagens foram feitas pelo jornalista Luciano Zimbrão. Quando chegou ao local, o bairro Espanhol de Teresópolis, ele começou a filmar sem saber que estava prestes a registrar um resgate espetacular.

“Os bombeiros começaram a escavação pelo lado e ouviram um som batendo. Aí veio a máquina e começou a tirar a terra toda, até que chegou num ponto que apareceu a cabeça de uma pessoa. Eu senti muita alegria, porque eu vi que ele estava se mexendo. Diante do cenário que está aqui, saber que ele estava vivo era uma grande alegria”, disse o jornalista.

A gente não espera com alguém que a gente gosta. Graças a Deus, está vivo"
Luciano Zimbrão
 
Por coincidência, o sobrevivente é um velho amigo. “Marcelo é amigo de infância. Ele vai nos aniversários do meu filho, é da igreja da minha esposa, uma pessoa boa. A gente não espera com alguém que a gente gosta. Graças a Deus, está vivo”, comentou Luciano Zimbrão.

Segundos os relatos, no local havia dez casas. Marcelo Pinheiro Fonseca estava cuidando de uma delas que pertence à irmã. Quando o morro desabou na madrugada de quarta-feira (12), ele correu para fora, mas foi alcançado pela lama. Marcelo passou 16 horas sob os escombros. Havia quatro metros de terra acima dele, segundo o chefe de operações da Defesa Civil de Teresópolis, tenente Nascimento.

“A gente percebeu que ele estava no corredor. Tinha corrente de ar, mas estava caindo escombro. Nosso medo, nossa reocupação era que esse suprimento de ar fosse interrompido. Cavamos um buraco e furamos parede que deu ventilação para entrar e dar continuidade ali mesmo para retirá-lo”, explicou Nascimento.

Foi usado um trator, que levou mais de três horas tirando entulho de cima de mim. Nas duas horas finais, eu estava respirando com dificuldade. Com aquele entulho todo, meu peito estava sendo esmagado diante de uma pedra. Eu estava ali, sem posição, meus pés presos, ficou complicado. Quando eu saí, foi uma festa só"
Marcelo Pinheiro Fonseca
 
Depois do resgate, Fonseca foi levado para o hospital para ficar em observação.

“Às 3h20, escutei trovões. Quando foi 3h38, fui até fundos da casa, por dentro. Quando abri a janela, só escutei aquilo. Aí eu corri, só foi a conta de eu correr. Quando cheguei na porta da frente, foi algo tão forte, que só vi os pedaços de pau, pedra voando e aquele vento forte me jogando. Se eu tivesse dormindo, eu teria morrido”, relatou Marcelo.

Consciente o tempo todo, Fonseca diz que ouvia as pessoas lá fora.

“Eles tiveram ali conosco, com meus amigos e minha família, tiveram ali o tempo todo, não desistiram naquele momento. Agora não tem chance. Eles escutaram minha voz. Eu falei: ‘Estou vivo, estou aqui, não desisti. Percebi a chegada das pessoas e comecei a bater no muro com uma pedra. Comecei a bater direto, porque eu sabia que tinha alguém em volta. Se não escutar, pelo menos a pedra vão sentir. Aí Elimar falou: ‘É o Marcelo, ele está aqui. Marcelo está aqui’. Aí eu falei: ‘Glória a Deus, Senhor’. Foi usado um trator, que levou mais de três horas tirando entulho de cima de mim. Nas duas horas finais, eu estava respirando com dificuldade. Com aquele entulho todo, meu peito estava sendo esmagado diante de uma pedra. Eu estava ali, sem posição, meus pés presos, ficou complicado. Quando eu saí, foi uma festa só”, contou.
 
A médica Rosane Rodrigues, que atendeu Marcelo Fonseca no hospital, considerou o estado de saúde dele como "impressionante". “Fratura ele não teve, por surpresa nossa. O estado geral dele é impressionante. Ele está bastante animado e esperançoso, e a gente também, A gente tem certeza de que ele vai sair bem”.

O voluntário da Defesa Civil Leonardo Vargas é um dos heróis do resgate. É ele quem aparece nas imagens de camisa preta, cavando com as mãos e depois puxando Marcelo de dentro do buraco. “Meti a mão, travei o peito dele e pude puxá-lo. Botamos na maca e foi encaminhado”, lembrou.

O voluntário da Defesa Civil Leonardo Vargas considera a sensação de ter auxiliado no resgate como a do nascimento de um filho: "Ainda brincava com um colega: nem quando meu filho nasceu eu fiquei tão feliz, porque ele nasceu de novo. A impressão que você tem é de estar tendo um filho, nascer. O que resume essa alegria toda é estar pegando seu filho no colo. Homem todos somos, mas como ser humano você se sente melhor por ter sido útil e capaz de fazer uma coisa boa, nem que seja para uma pessoa”.

O Fantástico levou o vídeo do resgate de Marcelo Fonseca para que toda família pudesse assistir. “Se eu não tivesse visto, e essa agora que vi pela imagem, quem que vai dizer que alguém sobrevive três vezes? A primeira vez está certo, mas segunda e terceira? Não existe”, disse o pai, Sadi Fonseca. “É milagre mesmo”, completou a mãe.

Seu Sadi diz que o filho nasceu três vezes porque, aos 18 anos, Marcelo Fonseca sofreu um grave acidente de moto e teve traumatismo craniano. Agora, aos 42 anos, teve uma nova chance, graças ao trabalho do resgate e a um pé de jabuticaba.

“Na maneira em que ele estava, tinha só uma brecha para respirar. A gente vê que uma coluna em cima e uma árvore que seguraram a terra para não cair em cima dele. Era um pé de jabuticaba”, apontou Amaro Cardoso.

“Foi choro para tudo, as lágrimas desceram mesmo. Nós vencemos e alegria foi essa”, comemorou Marcelo.

Casamento
Essa história, que já é impressionante, tem mais um detalhe. Simone, a noiva do Marcelo, vai fazer uma surpresa para ele no dia do aniversário dele. “Tem que comemorar. A médica disse que você vai até poder comer um pedacinho de bolo. A gente está tão feliz que você está vivo”, disse Simone.

Como a entrada no centro de terapia intensiva é controlada, Simone levou as mensagens do filho e do resto da família de Marcelo. O casamento, marcado para dezembro, deve acontecer logo, logo. “Com certeza, a gente agora vai antecipar isso, porque a experiência de pensar em perdê-lo para mim era demais”, comentou Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário